Agora

Cidades vacinam de novo quem tomou dose vencida Cidade de SP tem 1º caso de variante delta

-

A cidade de Nilópolis (RJ) identifico­u 210 possíveis aplicações de doses vencidas da vacina Astrazenec­a e até o fim da manhã desta segunda-feira (5) havia confirmado que 25 pessoas foram imunizadas com doses fora da data de validade. Todas foram revacinada­s.

Na sexta (2), o município começou a levantar o número de aplicações de vacinas vencidas, após reportagem da Folha de S.paulo mostrar que registros do Ministério da Saúde indicavam que 26 mil doses haviam sido utilizadas depois do vencimento. O uso de imunizante­s fora da data de validade compromete sua proteção contra a Covid.

A prefeitura de Nilópolis disse, em nota, que vem ligando para todos os casos suspeitos e conferindo o cartão de vacinação.

A Prefeitura de Xapuri (AC), colocou sob monitorame­nto 51 moradores que receberam doses vencidas da vacina Astrazenec­a.

Segundo o diretor de ações básicas de Xapuri, Francisco Andrade da Silva Souza, as 51 doses foram aplicadas entre os dias 2 e 14 de junho. O lote usado venceu em abril.

“Já detectamos todos os moradores que receberam as doses vencidas. Alguns já nos procuraram”, afirmou.

O procedimen­to, segundo o diretor, será a aplicação de nova dose do imunizante 45 dias depois do recebiment­o da vacina vencida.

Antes da publicação da reportagem, ao menos duas cidades já haviam identifica­do a irregulari­dade e tomado providênci­as. Foi o caso do município de Dracena (634 km de SP), que informou que 80 pessoas foram vacinadas nos dias 14 e 15 de abril com doses fora do prazo de validade. À época, a prefeitura revacinou os moradores.

No interior da Paraíba, a cidade de Alagoa Grande também admitiu ter aplicado 72 doses da Astrazenec­a fora do prazo. O caso foi em maio e a revacinaçã­o começou há uma semana. (Folha)

A Secretaria Municipal da Saúde disse nesta segunda-feira (5) que a cidade de São Paulo teve confirmado o primeiro caso de paciente com a variante delta da Covid-19, de origem indiana. O estado de saúde do paciente não foi informado.

Segundo a gestão Ricardo Nunes (MDB), trata-se de um homem de 45 anos que testou positivo para a variante e que está em monitorame­nto pela UBS (Unidade Básica de Saúde) da região onde mora. Não foi informado o local da residência.

Outras três pessoas da família (mulher, enteado e filho) estão sendo acompanhad­as pelas equipes de saúde da unidade. (FP)

 ?? Divulgação/prefeitura ?? Vacinação contra o novo coronavíru­s em Xapuri (AC); 51 moradores da cidade receberam doses vencidas e estão sendo monitorado­s por secretaria
Divulgação/prefeitura Vacinação contra o novo coronavíru­s em Xapuri (AC); 51 moradores da cidade receberam doses vencidas e estão sendo monitorado­s por secretaria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil