Agora

DÚVIDAS | VARIANTE

-

A variante delta é mais perigosa do que as outras variações do Sars-cov-2?

Sim. A variante se espalha muito rapidament­e, e estimativa­s apontam que ela é pelo menos 50% mais transmissí­vel do que variantes anteriores.

Um estudo publicado no fim de junho na revista científica The Lancet indicou que o risco de internação é maior para uma pessoa infectada pela variante delta do que para um infectado pela alfa. Outro estudo, publicado em junho no periódico científico Cell, mostrou que a chance de pegar a Covid-19 uma segunda vez é maior com a chegada da variante delta.

A variante delta gera sintomas diferentes? Aparenteme­nte sim. Agora, os cinco principais sintomas da Covid-19 são dor de cabeça, coriza, espirros e dor de garganta —mais parecidos com os de uma gripe comum. O mesmo estudo aponta que sintomas que antes eram muito frequentes, como a perda de olfato (anosmia) e a febre, são menos comuns com a variante delta.

Pessoas vacinadas estão protegidas contra a variante delta?

Sim. Estudos mostram que pessoas vacinadas contra a Covid-19 têm risco muito menor de serem hospitaliz­adas ou desenvolve­rem a mais grave devido a qualquer uma das variantes em circulação. No entanto, nenhuma vacina tem 100% de eficácia contra a morte causada pela Covid-19, e a variante delta parece ser mais resistente aos anticorpos do que as demais variantes do coronavíru­s.

Quais são as melhores medidas de prevenção contra a variante delta?

Todas as medidas de proteção contra o coronavíru­s Sars-cov-2 podem proteger também contra a variante. A delta não tem um mecanismo de transmissã­o diferente, mas uma capacidade maior de entrar nas células uma vez em contato com o corpo. Assim, o uso da máscara, o distanciam­ento social e a higiene das mãos são essenciais e devem ser feitas da maneira correta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil