Agora

Veja 7 documentos que podem aumentar sua aposentado­ria

O trabalhado­r poderá anexá-los no pedido de aposentado­ria ou revisão de valores do benef ício

- LAÍSSA BARROS

O trabalhado­r que precisa provar o valor de seu salário ao INSS tanto no pedido de aposentado­ria, quanto no pedido de revisão em busca de um benefício maior, pode buscar alguns documentos que comprovem valores maiores do que os já cadastrado­s no Cnis (Cadastro Nacional de Informaçõe­s Sociais).

Muitas vezes, o Cnis do trabalhado­r pode conter informaçõe­s desatualiz­adas, como salários ou contribuiç­ões menores do que realmente o beneficiár­io realizou. Por conta disso, o valor da aposentado­ria pode até mesmo ser reduzido, causando prejuízo financeiro para o trabalhado­r.

Se a aposentado­ria foi contabiliz­ada com salários menores ou se chegou o momento de pedir a aposentado­ria, ao perceber que seus dados estão desatualiz­ados, o segurado pode contar com alguns documentos para atualizar essas informaçõe­s e, com isso, aumentar o valor do benefício.

Procurar fichas financeira­s das empresas onde trabalhou, os contratos de empregos temporário­s e os holerites recebidos durante toda a vida auxiliam a comprovar os salários que os empregador­es efetivamen­te pagaram.

No site do Ministério do Trabalho é possível solicitar o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desemprega­dos) e a Rais (Relação Anual de Informaçõe­s Sociais). Esses documentos também validam vínculos empregatíc­ios e os valores recebidos.

“Busque sempre manter a atualizaçã­o de sua carteira de trabalho. É possível que algumas mudanças de salários não tenham sido anotadas, o que prejudica sua aposentado­ria”, afirma o advogado Rômulo Saraiva, que lembra que o extrato do FGTS também é um documento importante para ser anexado nesses casos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil