Agora

Itália bate Espanha e volta a decidir a Euro

Seleção foi vice-campeã na edição de 2012, justamente contra os espanhóis; único título foi em 1968 ao superar a Iugoslávia

- JOSUÉ SEIXAS

A Itália venceu a Espanha nesta terça-feira (6) nos pênaltis por 4 a 2, em Wembley, e está na final da Eurocopa. É a segunda eliminação consecutiv­a dos espanhóis imposta pelos italianos, que chegam à sua primeira final desde 2012, quando foram derrotados por 4 a 0 pela Espanha.

No período mais glorioso da história da seleção espanhola, a Fúria havia conseguido resultados expressivo­s sobre a Itália.

Em 2008, a vitória nas quartas de final veio nos pênaltis. Na edição seguinte, um empate na primeira rodada e a vitória por 4 a 0 na final entraram para a história com a conquista do bicampeona­to europeu seguido, o terceiro do país.

Os italianos deram o troco em 2016, ao eliminar os espanhóis nas oitavas de final por 2 a 0. Nesta terça, levaram a melhor novamente e ampliaram a invencibil­idade da equipe para 33 partidas sob o comando de Roberto Mancini.

Em busca de seu segundo título na competição (o primeiro veio em 1968), a Itália aguarda o vitorioso na partida entre Inglaterra e Dinamarca, que acontece nesta quarta-feira (7), às 16h, também em Wembley.

O atacante Chiesa abriu o placar para a Itália e Morata empatou. Na prorrogaçã­o, os times sofreram com o cansaço e restou a disputa de penalidade­s.

Locatelli, em cobrança defendida por Unai Simón, perdeu para a Itália. Belotti, Bonucci, Bernardesc­hi e Jorginho convertera­m. Os espanhóis Gerard Moreno e Thiago Alcântara balançaram a rede, enquanto Olmo (para fora) e Morata (defesa de Donnarumma) desperdiça­ram. Placar de 4 a 2 e classifica­ção da Itália.

Pelo lado italiano, os três brasileiro­s naturaliza­dos entraram em campo. O lateral esquerdo Emerson Palmieri e o meio-campista Jorginho começaram a partida como titulares. No segundo tempo, o lateral foi substituíd­o, e Rafael Toloi veio a campo. (Folha)

é coordenado­r- assistente do Vencer

 ?? Carl Recine/reuters Mundo Olímpico Claudinei Queiroz ?? O volante brasileiro naturaliza­do italiano Jorginho (8) comemora com os companheir­os após converter o último pênalti que garantiu a vitória sobre a Espanha e a classifica­ção da Itália à decisão da Eurocopa
Carl Recine/reuters Mundo Olímpico Claudinei Queiroz O volante brasileiro naturaliza­do italiano Jorginho (8) comemora com os companheir­os após converter o último pênalti que garantiu a vitória sobre a Espanha e a classifica­ção da Itália à decisão da Eurocopa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil