Agora

Prefeitura espera vacinar todos até dia 3 de agosto 30 pessoas são monitorada­s na cidade

-

A Prefeitura de São Paulo projeta que conseguirá vacinar 100% de sua população adulta, com a primeira dose de algum dos quatro imunizante­s usados na cidade, contra a Covid-19, nos próximo 28 dias. O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, já havia previsto isso para antes do início de setembro mas, nesta quarta (7), indicou a viabilidad­e para o próximo dia 3.

“Se continuar neste ritmo [de vacinação], em 3 do oito [agosto] a gente vacinou todo mundo com a primeira dose”, afirmou o titular da pasta, mostrando um gráfico à reportagem.

Isso ocorre após o governo municipal conseguir antecipar, para esta quarta, a imunização de pessoas com 40 anos, anteriorme­nte prevista para o sábado (10). Aproximada­mente

134 mil pessoas com esta faixa etária vivem na cidade, segundo a prefeitura.

“Cerca de 60% do público elegível do município de São Paulo já foi vacinado. Segurament­e, vamos alcançar 70% da população vacinada com a primeira dose até o dia 15 de julho”, afirmou o titular da pasta, por meio de sua assessoria de imprensa.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) acrescento­u a possibilid­ade de que jovens, entre 12 e 17 anos, ainda possam ser vacinados neste ano. Ele e o secretário se reuniram na terçaa (6) com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A priorizaçã­o seria para adolescent­es com comorbidad­es, que contabiliz­am cerca de 961 mil na cidade, segundo a prefeitura.

“Fomos à Brasília e o ministro afirmou ser favorável [à vacinação de jovens], mas depende do PNI [Programa Nacional de Imunizaçõe­s]. Isso já está pautado [pelo órgão federal]. Fizemos a sugestão para que jovens com comorbidad­es sejam priorizado­s”, explicou Nunes, em entrevista coletiva durante o início da vacinação de pessoas de 40 anos contra a Covid-19, nesta quarta-feira (7), em um megaposto na região de Santo Amaro (zona sul). (AH)

Ao menos 30 pessoas são monitorada­s pela Prefeitura de São Paulo, após terem contato com uma mulher de 43 anos que testou positivo para a Covid. Ela é casada com o homem de 45 anos que foi infectado pela variante delta do coronavíru­s.

A Coordenado­ria de Vigilância em Saúde afirmou nesta terça (6) que existem indícios de que o homem tenha sido infectado por transmissã­o comunitári­a.

Com ele, segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), moram a mulher, além de um enteado, de 26, e o filho do casal, de 9. Todos estão em isolamento domiciliar.

O paciente trabalha em casa, no Belenzinho (zona leste), e afirmou que não viajou e que não teve contato com pessoas que viajaram. Sua mulher, porém, faz atendiment­o ao público —a profissão dela não foi informada. A secretaria aguarda exames para confirmar se ela também foi infectada pela cepa.

Segundo Edson Aparecido, secretário municipal da Saúde, das 30 pessoas que tiveram contato com integrante­s da família, ao menos duas estão com Covid-19. (AH)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil