Agora

‘Consigo desbloquea­r todos os modelos de iphone’, diz suspeito

Integrante de quadrilha disse a policiais usar chip de aparelho em outro para baixar informaçõe­s

- ROGÉRIO PAGNAN

Em uma das maiores operações desencadea­das pela polícia paulista contra quadrilhas especializ­adas em invadir contas bancárias após o furto de celulares, realizada no final de 2020, policiais ouviram de um criminoso algo que parecia impossível: “Consigo desbloquea­r todos os modelos de iphones, do 5 ao 11”.

A prisão realizada pelos policiais do Deic (Departamen­to Estadual de Investigaç­ões Criminais) colocou fim em parte das dúvidas. Os bandidos conseguiam, sim, desbloquea­r todos os iphones, até a série 11 (quando a quadrilha foi presa, o iphone 12 não tinha sido lançado no Brasil ainda).

Conforme o delegado Fabiano Barbeiro, para conseguir o desbloquei­o, ele retirava o chip do aparelho furtado e inseria em um outro desbloquea­do. Na sequência, fazia pesquisas nas redes sociais (especialme­nte Facebook e Instagram) para saber qual conta estava vinculado àquele número.

Ao baixar as informaçõe­s da nuvem no novo aparelho, passa a procurar ali informaçõe­s ligadas à palavra “senha” e, segundo ele, obtém geralmente os números e acesso do celular e das contas bancárias.

Ao obter essa informação, devolve o chip ao telefone celular da vítima e, com as senhas em mãos, repassa o aparelho para membro da quadrilha responsáve­l pelo acesso às contas e pela transferên­cia de tudo o que conseguir para contas bancárias de laranjas.

O suspeito, um técnico em informátic­a de 22 anos, disse ainda que aprendeu a abrir celulares na região central de SP e que ao menos três pessoas dão aulas disso para criminosos.

Procurada na terça (6), a Apple informou que não comentaria o assunto. (Folha)

 ?? Divulgação/polícia Civil ?? Celulares apreendido­s pela polícia de SP na região central com suspeito de receptação
Divulgação/polícia Civil Celulares apreendido­s pela polícia de SP na região central com suspeito de receptação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil