Agora

Inglaterra derrota Dinamarca e vai à primeira final desde 1966

Vitória por 2 a 1 na semifinal da Eurocopa garante lugar dos ingleses na decisão contra a Itália

- JOSUÉ SEIXAS

A Inglaterra venceu a Dinamarca por 2 a 1 nesta quarta-feira (7), em Wembley, e disputará a final da Eurocopa contra a Itália. O jogo foi definido na prorrogaçã­o com gol de Harry Kane, que teve pênalti defendido, mas aproveitou o rebote para balançar a rede. Antes do tempo extra, Damsgaard e Kjaer, contra, balançaram a rede.

O lance do pênalti gerou muita reclamação. Enquanto driblava dentro da grande área, Sterling caiu ao receber um contato leve da zaga dinamarque­sa, e o árbitro assinalou penalidade.

Esse foi o maior público da competição até aqui, com 64.950 pessoas. A Inglaterra quebrou uma sequência de quatro eliminaçõe­s em semifinais, somando edições da Copa do Mundo e Eurocopa, e joga a sua primeira final desde 1966.

A partida contra a Itália, que eliminou a Espanha nos pênaltis na terça (6), será disputada no domingo (11) às 16h. Enquanto a ofensivida­de será novidade do lado italiano, os ingleses se apoiam em sua defesa, a menos vazada da competição, com somente um gol sofrido até aqui.

Os italianos também estavam distantes das finais desde 2012, quando foram derrotados pela Espanha por 4 a 0, também na Euro. Com um time mais ofensivo e remodelado depois da ausência na Copa do Mundo de 2018, a equipe de Roberto Mancini tenta recuperar a glória internacio­nal.

Para o técnico Southgate, a ida para a final da Eurocopa também exorciza um dos seus maiores fantasmas. Em 1996, também na Eurocopa, ele foi o responsáve­l pela eliminação dos ingleses contra a Alemanha. Então zagueiro, desperdiço­u a última cobrança de pênalti naquele ano, na última semifinal de Euro disputada pela Inglaterra.

Quando Harry Kane e Kjaer se cumpriment­aram em campo, o atacante inglês entregou uma camisa do Tottenham com o nome de Christian Eriksen, que sofreu infarto em campo no primeiro jogo da Euro, para o dinamarquê­s. Nela, estavam as assinatura­s dos jogadores da Inglaterra.

Na final, Eriksen estará na arquibanca­da junto aos médicos que o salvaram. (Folha)

 ?? Laurence Griffiths/reuters ?? O meio-campista Phil Foden (à esq.) e o atacante Harry Kane comemoram o segundo gol contra a Dinamarca, marcado por Kane, que garantiu a classifica­ção da seleção inglesa para a final da Eurocopa
Laurence Griffiths/reuters O meio-campista Phil Foden (à esq.) e o atacante Harry Kane comemoram o segundo gol contra a Dinamarca, marcado por Kane, que garantiu a classifica­ção da seleção inglesa para a final da Eurocopa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil