Agora

Carlos Reutemann, ex-piloto argentino, morre aos 79 anos

-

Morte de ‘Lole’ após anos de luta contra câncer no f ígado é anunciada pela filha

Morreu nesta quarta-feira (7) o vice-campeão mundial de F-1 (1981) e senador argentino Carlos Reutemann, aos 79 anos. Ele, que correu na principal categoria do automobili­smo de 1972 a 1982, sofreu hemorragia digestiva. O político recebeu o diagnostic­ado de um câncer no fígado em 2017 e estava internado no Hospital Santa Fé, em Rosário, na Argentina, há cerca de um mês.

Diante do quadro irreversív­el, Reutemann pediu para não voltar para a UTI. Ele estava sedado em um quarto do hospital. Na terça-feira (6), houve piora em seu quadro de saúde. A notícia da morte foi dada pela filha, Cora, no Twitter.

“Papai partiu em paz e com dignidade, lutando como um campeão, com um coração forte e nobre que o acompanhou até o fim. Me sinto orgulhosa e abençoada pelo pai que tive. Eu sei que ele vai me acompanhar todos os dias da minha vida até que nos encontremo­s novamente na casa do Senhor”, escreveu.

Em 1970, após bons resultados na Argentina, o piloto começou a correr na Europa. Dois anos depois, chegou à F-1 como segundo piloto da Brabham e tendo Graham Hill como companheir­o de equipe. Permaneceu na categoria até 1982, sendo o segundo argentino que mais pontuou na F-1, atrás de Juan Manuel Fangio, que conquistou cinco títulos.

Apelidado de Lole, ele obteve 12 vitórias, 45 pódios e seis pole positions em 144 corridas. A primeira pole aconteceu no GP da Argentina em 1972, ano de sua primeira vitória, no GP Brasil.

De 1976 a 1978, ele correu pela Ferrari. Chegou para substituir Niki Lauda, que havia sofrido grave acidente. Porém, o austríaco se recuperou, e Reutemann correu como terceiro piloto. Em 1977, já como piloto titular, venceu o GP Brasil e terminou o Mundial na quarta posição.

Após um ano frustrante na Lotus, em 1979, em um carro que não rendeu, foi apresentad­o na Williams em 1980 como segundo piloto na equipe que também contava com o australian­o Alan Jones.

Reutemann seguiu carreira política, sendo senador de 2003 a 2021. (Folha)

 ?? Gerry Penny - 22.jun.97/afp ?? O argentino Carlos Reutemann, apelidado de Lole, foi vice-campeão mundial na Fórmula 1 em 1981 e tinha quase duas décadas de atuação política
Gerry Penny - 22.jun.97/afp O argentino Carlos Reutemann, apelidado de Lole, foi vice-campeão mundial na Fórmula 1 em 1981 e tinha quase duas décadas de atuação política
 ?? Toby Melville/reuters ?? Roger Federer, 39, perdeu por 3 sets a 0 diante do polonês Hubert Hurkacz, de 24 anos
Toby Melville/reuters Roger Federer, 39, perdeu por 3 sets a 0 diante do polonês Hubert Hurkacz, de 24 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil