Agora

O reprovado

-

Aavaliação de Jair Bolsonaro, que nunca foi nenhuma maravilha, chegou agora ao nível mais baixo desde o início do mandato. Segundo o Datafolha, 51% dos brasileiro­s aptos a votar consideram seu governo ruim ou péssimo.

Só 24% acham o trabalho do presidente ótimo ou bom. Essa foi a maior diferença já registrada entre os dois grupos.

Bolsonaro está com o filme queimado em todas as regiões e categorias de renda, instrução, sexo, idade e cor. O tombo maior ocorreu entre os que ganham até dois salários mínimos, que estudaram até o ensino fundamenta­l, no Nordeste e entre as mulheres.

Os números negativos do governo refletem a corrosão da imagem do presidente. Para a maioria dos entrevista­dos, o chefe de Estado é incompeten­te (58%), desprepara­do (62%), autoritári­o (66%) e desonesto (52%).

O cenário atual, com pandemia, lenta recuperaçã­o da economia e inflação, também não ajuda e jogou lá embaixo a avaliação do governo. O número de pessoas empregadas é o menor desde 2012. O preço da comida vem subindo muito. E a redução do auxílio emergencia­l deixou muita gente insatisfei­ta.

De toda forma, as pesquisas anteriores do Datafolha indicam que o governo Bolsonaro quase sempre teve mais nota vermelha do que azul.

Com o avanço da vacinação, alguma melhora mais rápida na economia deve acontecer nos próximos meses. Pode ser um respiro para Bolsonaro, mas não se sabe se vai bastar para apagar da memória do eleitor a atuação desastrosa do governo na pandemia.

Enquanto isso, em vez de governar, o presidente vai lançando suspeitas furadas sobre fraudes futuras na eleição.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil