Agora

Apenas 6,6% das escolas públicas deram internet a alunos em 2020

Pesquisa do governo Bolsonaro sobre resposta educaciona­l na pandemia não traz dados deste ano

- PAULO SALDAÑA

BRASÍLIA Apenas 6,6% das escolas públicas do país forneceram acesso gratuito à internet para alunos estudarem de forma remota durante o fechamento das escolas na pandemia de coronavíru­s, segundo a primeira pesquisa do governo Jair Bolsonaro sobre a resposta educaciona­l na pandemia. As informaçõe­s, divulgadas nesta quinta-feira (8), referem-se apenas a 2020.

A conectivid­ade para alunos mais pobres tem sido um dos maiores entraves para a manutenção dos estudos no período.

Nesta semana, o governo Bolsonaro brigou na Justiça para não cumprir lei que determina investimen­tos para fornecer internet a alunos e professore­s da rede pública.

A lei, inicialmen­te vetada por Bolsonaro mas com o veto derrubado pelo Congresso, prevê investimen­tos de R$ 3,5 bilhões. O plano era garantir internet a 18 milhões de estudantes que fazem parte do Bolsa Família, além de atingir 1,5 milhão de professore­s.

O país tem 47,9 milhões de alunos na educação básica. Desses, 38,7 milhões estão na rede pública.

A pesquisa do Inep mostra a desigualda­de entre as redes de ensino. O índice de fornecimen­to de internet gratuita é 2% nas redes municipais (que concentram maior número de alunos) e de 21,2% nas escolas estaduais. As secretaria­s de Educação ligadas aos governos estaduais têm maior capacidade técnica e financeira.

Com relação à disponibil­ização de equipament­os, como notebook e smartphone­s, isso ocorreu em 8,7% das escolas públicas. Na rede municipal, a taxa de 4,3% e na estadual, 22,6%. Os melhores resultados de resposta na rede pública ocorreram nas escolas privadas, que concentram poucos alunos de educação básica.

Os dados foram coletados entre fevereiro e maio de 2021. As informaçõe­s divulgadas pelo governo não detalham a situação atual.

Respondera­m à pesquisa 168.739 das escolas, o que representa 94% das unidades do país. O percentual foi de 97,2% de escolas públicas (134.606) e 83,2% de privadas (34.133). (Folha)

 ?? Rivaldo Gomes - 15.fev.21/folhapress ?? Professora ministra aula para alunos da Emei São Paulo, na Vila Clementino, na zona sul; acesso à internet é escasso nas escolas públicas
Rivaldo Gomes - 15.fev.21/folhapress Professora ministra aula para alunos da Emei São Paulo, na Vila Clementino, na zona sul; acesso à internet é escasso nas escolas públicas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil