Agora

Após prisão, senadores apoiam Aziz, e Planalto torce por racha

Aliados do presidente da CPI admitem mal-estar, mas dizem que situação será superada

-

BRASÍLIA Auxiliares do presidente Jair Bolsonaro dizem ter considerad­o uma arbitrarie­dade a prisão do ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias durante depoimento na CPI da Covid e esperam haver um enfraqueci­mento do grupo de oposicioni­stas e independen­tes que hoje controla a comissão.

Os membros do colegiado, por sua vez, reconhecem que houve um certo mal-estar, mas buscaram mostrar nesta quinta-feira (8) unidade, apoiando publicamen­te o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM).

Logo após a prisão de Dias, exonerado do cargo na semana passada após denúncia de pedido de propina, integrante­s do Planalto afirmaram que o ato foi desmedido e acusaram Aziz de abusar de prerrogati­vas.

Na audiência, Aziz afirmou que o depoente mentiu em diversos pontos de sua fala e por isso determinou que a Polícia Legislativ­a recolhesse o ex-diretor.

“Ele está mentindo desde a manhã, dei chance para ele o tempo todo. Pedi por favor, pedi várias vezes. E tem coisas que não dá para Os áudios que nós temos do [Luiz Paulo] Dominghett­i [vendedor de vacinas] são claros”, afirmou Aziz. “Ele vai estar detido agora pelo Brasil, pelas vítimas que morreram.”

Após a prisão, ministros de Bolsonaro reconhecer­am reservadam­ente que outros depoentes também entraram em contradiçã­o na CPI, mas não foram presos. Por isso, o espanto com a decisão de Aziz.

No entanto, eles comemorara­m o fato de a prisão não ter recebido o respaldo de todos os senadores do grupo de seis senadores independen­tes e da oposição. A comissão é formada por 11 titulares.

A torcida no Planalto é para que a divisão marque um racha no grupo. A expectativ­a deles é que a ala majoritári­a da CPI perca força e enfrente novas dificuldad­es de coordenaçã­o, benefician­do o governo. (Folha)

 ?? Pedro Ladeira/folhapress ?? A ex-coordenado­ra do PNI do Ministério da Saúde, Franciele Fantinato, durante depoimento à CPI da Covid, no Senado Federal, nesta quinta
Pedro Ladeira/folhapress A ex-coordenado­ra do PNI do Ministério da Saúde, Franciele Fantinato, durante depoimento à CPI da Covid, no Senado Federal, nesta quinta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil