Agora

MUNDO Haiti prende suspeitos de matar presidente, entre eles americanos Bolsonaro ataca Fernández em cúpula

-

Depois de declarar uma batalha contra os responsáve­is pelo assassinat­o do presidente Jovenel Moïse, as autoridade­s do Haiti prenderam nesta quinta (8) mais suspeitos de terem cometido o crime. Na noite anterior, de acordo com o chefe da polícia local, quatro criminosos foram mortos, e outros dois, detidos.

Com as novas prisões, o número de capturados chegou a seis, entre os quais ao menos um cidadão dos EUA, segundo Mathias Pierre, responsáve­l por assuntos eleitorais do país, ao jornal

Washington Post.

De acordo com o ministro haitiano, um homem identifica­do como James Solages está entre os presos, e acredita-se que mais um dos detidos seja um haitianoam­ericano. As autoridade­s, no entanto, não forneceram evidências do suposto envolvimen­to dos detidos no assassinat­o de Moïse.

A possibilid­ade de interferên­cia estrangeir­a já havia sido apontada pelo embaixador haitiano em Washington, Bocchit Edmond. Segundo ele, os criminosos alegavam ser membros da agência americana antidrogas (DEA).

Horas depois, Ned Price, porta-voz do departamen­to de Estado dos EUA, classifico­u a teoria de “absolutame­nte falsa”. (Folha)

Em uma reunião virtual marcada pela fricção entre as partes e uma transmissã­o fragmentad­a, Brasil e Argentina se enfrentara­m nesta quinta-feira (8) e deixaram claras suas diferenças a respeito da redução da TEC (Tarifa Externa Comum) e da flexibiliz­ação de regras comerciais do Mercosul.

O Brasil assume agora a presidênci­a pro-tempore do bloco. Nos últimos seis meses o cargo estava com a Argentina, do presidente Alberto Fernández

Em seu discurso, o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou que no mandato argentino “não se avançou na modernizaç­ão” do Mercosul, e que não seria possível deixar que o bloco “continue sendo sinônimo de ineficiênc­ia”.

Fernández olhava para baixo, com expressão de irritação e cansaço. (Folha)

Autoridade­s não deram evidências do envolvimen­to dos seis capturados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil