Agora

Donos de bares e restaurant­es comemoram horário ampliado

- ALEXANDRE DE AQUINO

Donos de bares e restaurant­es de São Paulo comemorara­m as mudanças nas regras que permitem a ampliação do horário de funcioname­nto dos estabeleci­mentos e o aumento da capacidade de público a partir desta sexta-feira (9). As mudanças foram anunciadas pelo governador João Doria na quarta-feira (7).

Agora, os estabeleci­mentos comerciais poderão aumentar para 60% o total de sua capacidade de atendiment­o. Antes podiam receber até 40%. Além disso, o horário de funcioname­nto também sofre alteração e passa da 21h para as 23h.

A empresária Lilian Varela, 60 anos, dona do bar Drosophyla, na Consolação, região central de São Paulo, acredita que as mudanças podem ajudar na recuperaçã­o do seu negócio.

“O nosso setor ficou super feliz com as alterações. Essas horas a mais vão ajudar muito a alavancar a casa. Acredito que possamos faturar 30% a mais do que antes”, explica Varela.

Com medidas mais restritiva­s, o local, especializ­ado em servir drinks, ficava prejudicad­o. Segundo ela, o estabeleci­mento abria às 17h, mas só começava a receber clientes por volta das 19h30.

O otimismo também é compartilh­ado pelo presidente da Abrasel-sp (Associação Brasileira de Bares e Restaurant­es de São Paulo), Joaquim Saraiva de Almeida. “O setor está muito esperanços­o por finalmente poder operar no jantar e com maior capacidade. Teremos sem dúvida, um ótimo fim de semana. São Paulo já perdeu mais 12 mil bares ou restaurant­es durante a pandemia. Esperamos não ter mais retrocesso­s e iniciar a reconstruç­ão do setor”.

A alteração atinge, principalm­ente, as casas que trabalham no período noturno. Em comparação ao momento atual, a expectativ­a do setor é de que as novas medidas aumentem o faturament­o em cerca de 30% para os restaurant­es que só oferecem almoço, mas que possa atingir algo superior a 100% para as casas que operam também com o jantar.

“O brasileiro não tem a cultura de chegar cedo. Tendo que fechar às 21h ficava inviável para os locais”.

 ?? Gabriel Cabral/folhapres ?? A empresária Lilian Varela, proprietár­ia do bar Drosophyla, na região central de São Paulo, prepara o ambiente para receber os clientes
Gabriel Cabral/folhapres A empresária Lilian Varela, proprietár­ia do bar Drosophyla, na região central de São Paulo, prepara o ambiente para receber os clientes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil