Agora

Justiça cobra R$ 5.000 de jovem presa horas antes de ter bebê

-

Jéssica diz que mora com os três filhos e único sustento vem do Bolsa Família

Condenada no dia 1º de julho de 2020 a um ano e oito meses em regime aberto, Jéssica Monteiro, 27, ainda deve a multa de R$ 5.976 a que também foi sentenciad­a. Notificada recentemen­te, a jovem diz não ter como pagar o valor.

“Eu trabalhava como manicure, mas com a pandemia não tenho conseguido fazer nada. Moro com meus três filhos e vivemos apenas com o auxílio do Bolsa Família”, explica Jéssica.

O caso de Jéssica ficou conhecido após ela ser presa, em 2018, momentos antes de dar à luz. Dois dias de seu bebê nascer, ela voltou para a carceragem do 8º DP, na região central de São Paulo. Na sequência, ela conseguiu ser transferid­a para uma penitenciá­ria com um berçário.

À época, Ariel de Castro Alves, integrante do Instituto Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescent­e e presidente do Grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo, expôs fotos dela na mídia ao lado de seu bebê recém-nascido.

Mas com a repercussã­o do episódio, o STF (Supremo Tribunal Federal) concedeu prisão domiciliar para as presas gestantes sem condenação ou que forem mães de filhos com até 12 anos. Jéssica, então, conseguiu voltar para casa seis dias depois. A nova luta agora é para conseguir abonar a multa aplicada em sua sentença. Procurada, a Defensoria Pública não respondeu a reportagem. (AA)

 ?? Robson Ventura - 17.fev.2018/folhapress ?? A jovem Jéssica Monteiro, 27 anos, com o filho após ser presa por tráfico de drogas
Robson Ventura - 17.fev.2018/folhapress A jovem Jéssica Monteiro, 27 anos, com o filho após ser presa por tráfico de drogas
 ?? Divulgação ?? O secretário executivo de Inteligênc­ia do Amazonas, o delegado da Polícia Civil Samir Freire
Divulgação O secretário executivo de Inteligênc­ia do Amazonas, o delegado da Polícia Civil Samir Freire

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil