Agora

Área de futuro parque na zona leste é invadida por nova favela U

Criado há quatro anos por lei, Parque Fazenda da Juta já perdeu parte de sua cobertura vegetal

- DHIEGO MAIA

Um tapete de árvores remanescen­tes de mata atlântica na zona leste, região mais populosa da capital paulista, é alvo de degradação acelerada. Em imagens captadas por drone da Folha, veem-se lonas azuis encobrindo uma fileira de barracos que formam uma nova favela no lugar.

O crime ambiental ocorre em várias porções da área de 150 mil m² circundada por prédios e casas e que deveria estar estruturad­a para se tornar o Parque Municipal Fazenda da Juta.

A iniciativa de transforma­r a área em um parque foi prevista no Plano Diretor da cidade de São Paulo em 2015 e, dois anos depois, um projeto de lei foi aprovado na Câmara Municipal.

Como a estrutura do parque não saiu do papel, a Promotoria de Justiça do

“Tudo foi sendo ocupado com a chegada

de mais gente. Só restou essa vegetação

para o parque”

Meio Ambiente de São Paulo abriu um inquérito civil, em junho deste ano, para investigar o descaso das autoridade­s em relação à preservaçã­o da última área verde de Fazenda da Juta.

Evaniza Rodrigues, 52, integrante do Movimento Sem-terra Leste 1, diz que a mata da região foi reservada para ser um parque ainda no final da década de 1980, quando o movimento reivindico­u a repartição e a regulariza­ção da área desocupada junto à CDHU (Companhia de Desenvolvi­mento Habitacion­al e Urbano), do governo paulista.

“Mas tudo foi sendo ocupado com a chegada de mais gente. Só restou essa vegetação para o parque”, conta Rodrigues.

Procurado, Marlon Salles da Silva, 44, subprefeit­o de Sapopemba, responsáve­l pela região, preferiu responder por meio de nota. Ele disse que devido às ocorrência­s de ocupação na área, há um processo em andamento que busca informaçõe­s para regulariza­ção fundiária ou projeto de urbanizaçã­o no interior do limite do parque.

Segundo diz, uma ação, realizada no último dia 3, com o apoio da GCM Ambiental e da PM, “impediu a continuida­de de construçõe­s irregulare­s”. (Folha)

Evaniza Rodrigues, 52, integrante do Movimento

Sem-terra Leste 1

 ?? Eduardo Anizelli/ Folhapress ?? Vista aérea do futuro parque da Fazenda da Juta, em Sapopemba, na zona leste de São Paulo, que existe no papel desde 2017, por força de lei
Eduardo Anizelli/ Folhapress Vista aérea do futuro parque da Fazenda da Juta, em Sapopemba, na zona leste de São Paulo, que existe no papel desde 2017, por força de lei

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil