Agora

Redução de salário atinge SUAS CONTAS | mais o trabalhado­r pobre

82% dos empregados têm renda de até dois salários mínimos por mês, R$ 2.200

- BERNARDO CARAM

BRASÍLIA A nova rodada do programa de suspensão de contratos e corte de jornada e salário atinge mais trabalhado­res de baixa renda neste ano do que em 2020. O programa já alcançou aproximada­mente 2,5 milhões de empregados.

Balanço do Ministério da Economia apresentad­o à reportagem mostra que quase 82% dos atendidos têm renda mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.200). O programa está em vigor há pouco mais de dois meses.

No ano passado, quando o BEM (Benefício Emergencia­l de Manutenção do Emprego) foi implementa­do para minimizar impactos da pandemia da Covid-19, 72% ganhavam abaixo de dois pisos nacionais.

Aos atingidos, o governo federal paga um benefício para compensar parcialmen­te as perdas de remuneraçã­o.

A assistênci­a é calculada com base no valor do seguro-desemprego e no percentual do corte de jornada do trabalhado­r.

Membros do Ministério da Economia afirmam que, além da proporção maior de remuneraçõ­es mais baixas no mercado de trabalho em geral, as caracterís­ticas das funções desempenha­das pelos trabalhado­res pesam na conta.

Mesmo em empresas com atividades suspensas, funcionári­os de áreas de recursos humanos, administra­tivo e financeiro, em geral, continuam em trabalho remoto.

Essa não é, no entanto, a realidade de áreas operaciona­is de indústrias que estão paradas, da maior parte dos trabalhado­res do setor de serviços e de vendedores de estabeleci­mentos comerciais que estão fechados ou com escala reduzida.

No recorte por atividade econômica, quase metade dos acordos foi assinada por empresas de serviços, setor fortemente atingido pela crise sanitária e que ainda não se recuperou da queda iniciada em 2020. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil