Agora

Deborah Secco fala de cena com a filha na TV: ‘Ela que se convidou’

Maria Flor, de 5 anos, fez com a mãe uma participaç­ão especial na novela ‘Salve-se Quem Puder’, da Globo

- KARINA MATIAS

Aos 41 anos, Deborah Secco tem dificuldad­es para expressar como foi gravar a parte final de “Salve-se Quem Puder”, única novela inédita no ar na Globo e que chega ao fim no próximo dia 16. “As gravações foram... não sei muito bem com que palavra definir, porque elas foram muito difíceis por conta do protocolo [contra a Covid], mas isso também tornou o processo muito especial”, diz a atriz.

“Eu sinto como se a gente estivesse escrevendo parte da história. Em algum dia, alguém vai falar: ‘Lembra daquela novela que foi gravada no meio da pandemia, dando beijo no acrílico? Foi uma mistura de sensações”, continua Deborah, em conversa com a reportagem.

Interrompi­da em março de 2020 por causa do novo coronavíru­s, “Salve-se Quem Puder” foi toda filmada no segundo semestre do ano passado e voltou ao ar em 22 de março deste ano. Diferentem­ente de “Amor de Mãe”, também gravada sob protocolos de segurança, a novela escrita por Daniel Ortiz não incluiu a pandemia na história —ou seja, pessoas de máscara não poderiam aparecer em cena. Além disso, foram utilizados recursos como o famoso beijo no acrílico, desafio para os atores.

Nesta reta final da história, Alexia e as outras duas protagonis­tas, Kyra (Vitória Strada) e Luna (Juliana Paiva) tentam recuperar a liberdade de ser quem são, assumindo suas verdadeira­s identidade­s —no início da trama, ao presenciar­em o assassinat­o de um juiz, elas entram no Programa de Proteção de Testemunha­s, são dadas como mortas e, portanto, obrigadas a mudar de nome.

Agora elas estão atrás dos verdadeiro­s criminosos. Para isso, usam disfarces e se envolvem em confusões, em clara referência a “As Panteras”, série clássica americana do fim da década de 1970 que deu origem a filmes e remakes.

“[‘As Panteras’] foram total a inspiração. A gente tem aqui [no Whatsapp] o nosso grupo Charlie’s Angels [nome original da série em inglês]”, conta Deborah.

Filha na novela

Há, ainda, outro motivo para que “Salve-se Quem Puder” tenha sido tão especial para Deborah Secco. Maria Flor, 5 anos, filha dela com o ator Hugo Moura, fez sua estreia em novelas na trama, em cena que foi ao ar no dia 25 de junho.

“Foi ela que se convidou”, conta. “Eu estava fazendo um stories [tipo de publicação no Instagram] falando da novela, e ela disse: ‘mamãe, quero participar’. Eu falei: ‘ó, filha, pede para o tio Daniel [Ortiz]’. Ela pediu, marquei o Daniel, e ele topou.”

A atriz diz que ficou apreensiva até o momento da gravação, com medo de que a filha pudesse desistir. “No dia, fiquei um pouco nervosa, porque estava em cena também. Estava ali como atriz e como mãe, me dividindo e um pouco ansiosa. Não sabia se ela queria mesmo fazer ou se na hora ia dar algo ruim. E eu não gosto de forçá-la a nada, então eu ia ficar numa situação delicada. Mas foi tudo incrível.”

Maria Flor apareceu na novela como uma criança que está em tratamento no hospital infantil que Renzo e Alexia/josimara visitavam. A menina chega na sala de brinquedos e interage com a dupla.

Deborah relata que a filha amou assistir à cena. “Viu mais de dez vezes”, brinca. Perguntada pelos pais sobre o desejo de participar de outras novelas, Maria Flor respondeu que “só com a mamãe”, conta a atriz. “Por enquanto, a vontade dela é de estar mais perto da mamãe, do trabalho da mamãe, do que de ser atriz.”

Deborah, que começou a carreira na infância, diz que não irá se opor a uma eventual carreira artística, se esse for o desejo da filha.

“Para mim, [trabalhar na infância] foi uma experiênci­a superposit­iva, mas a gente sabe que essa não é uma realidade para todos, é uma carreira bem difícil”, comenta.

“Eu não vou incentivar nem desincenti­var, vou estar aqui pronta para apoiá-la no que ela escolher da vida, seja lá o que for. Da coisa mais simples à mais difícil, eu vou estar sempre aqui para apoiar as escolhas dela. Mas essa é uma decisão dela.”

 ?? Divulgação/tvglobo ?? Deborah Secco com a filha, Maria Flor, em cena de ‘Salve-se Quem Puder’ exibida no dia 25
Divulgação/tvglobo Deborah Secco com a filha, Maria Flor, em cena de ‘Salve-se Quem Puder’ exibida no dia 25

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil