Agora

Paciente tem alta após nove meses internado com Covid-19

-

Marcos Elias Jacobsen, 58 anos, superou diversas complicaçõ­es

O choro do funcionári­o público Marcos Elias Jacobsen, de 58 anos, ao deixar o hospital de Joinville (SC) onde estava internado resume o alívio que ele sentiu diante de uma longa trajetória de renascimen­to. Após contrair a Covid-19 e superar diversas complicaçõ­es, a esperada alta só veio depois de nove meses e 16 dias de hospitaliz­ação, nesta quinta-feira (8).

“É o tempo de uma gestação, é um nascer de novo”, disse. Assim como um bebê, ele conta que está tendo que aprender várias atividades novamente, como andar e comer sozinho, mas as limitações não o desanimam diante da cura, que considera um milagre.

“Já estou aliviado sabendo que sobrevivi, ainda preciso de ajuda para me alimentar, caminhar, mas com a fisioterap­ia acredito que vou me recuperar logo”.

Do tempo total de internação, Jacobsen passou 58 dias na UTI. Além do comprometi­mento pulmonar, ele desenvolve­u insuficiên­cia renal, úlcera e trombose e por um tempo ficou totalmente dependente dos aparelhos que estavam conectados em seu corpo. A família chegou a ser informada de que, se ele sobrevives­se, teria graves sequelas.

Mas a recuperaçã­o veio aos poucos, a ponto de os rins voltarem a funcionar. Ele ainda precisa retornar diariament­e ao hospital para trocar curativos. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil