Agora

PM atinge menor letalidade em 8 anos após um mês de câmeras

Nos 18 batalhões com câmeras acopladas ao uniforme número de mortes em confrontos foi zero

- ROGÉRIO PAGNAN

No primeiro mês de ampliação do programa de câmeras portáteis da Polícia Militar, que registram intervençõ­es policiais em áudio e vídeo por meio de equipament­os acoplados ao uniforme, o estado de São Paulo atingiu o menor índice de letalidade policial em oito anos.

De acordo com dados inéditos obtidos pela reportagem, caiu para 22 o número de mortes decorrente­s a intervençã­o policial no mês de junho, menor índice da PM desde maio de 2013, quando ocorreram 17 registros. Essa marca alcançada no mês passado é, ainda, bem inferior à média de 50 óbitos dos primeiros cinco meses de 2021 —que já estavam em queda.

Parte dessa redução se deve ao resultado obtido nos 18 batalhões integrante­s do programa Olho Vivo, que zeraram as mortes em confrontos. Nenhuma morte foi registrada nessas unidades. Quinze deles passaram a usar as câmeras no mês passado, incluindo os batalhões da Rota e Baeps (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), com histórico de alto índice de letalidade —só a Rota tem 386 mortes acumuladas em confrontos desde 2016.

Por ser apenas o primeiro mês de ampliação do programa de câmeras e, também, por existir outras medidas de redução de letalidade em andamento na corporação (como uso de armas menos letais, como as de choque), o comando da PM não atribui essa redução exclusivam­ente ao uso das câmeras no uniforme.

Ainda segundo a PM, o reflexo das câmeras no policiamen­to está sendo estudado por um grupo de acadêmicos da USP e da FGV para entender as movimentaç­ões dos números. (Folha)

 ?? Rubens Cavallari - 20.abr.2021/folhapress ?? Policiais militares mostram câmeras que ficam acopladas ao uniforme; PM diz que reflexo do uso dos equipament­os ainda está em estudo
Rubens Cavallari - 20.abr.2021/folhapress Policiais militares mostram câmeras que ficam acopladas ao uniforme; PM diz que reflexo do uso dos equipament­os ainda está em estudo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil