Agora

Leitor pede revisão do tempo de contribuiç­ão U

Segurado ficou aposentado por invalidez e tenta incluir período na contagem

- FÁBIO MUNHOZ

Há quase dois anos, o leitor Valdir Jorge de Camargo, 57 anos, espera por uma resposta para seu pedido de aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão. Ele esteve aposentado por invalidez por quase 15 anos e pede ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para que leve esse tempo em consideraç­ão na soma para obtenção do benefício por tempo de contribuiç­ão.

Morador da Vila Rica, na zona norte de São Paulo, Camargo teve a aposentado­ria por invalidez cortada em junho de 2018, depois de um pente-fino. Ele diz ter problemas na coluna e, após perícia médica, foi considerad­o apto para o trabalho.

Após o corte, Camargo tenta obter a aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão. Para isso, tenta incluir na contagem o tempo em que recebeu o benefício por incapacida­de. “Somando o tempo da aposentado­ria por invalidez, com auxílio-doença e o período que eu trabalhei, daria 35 anos”, afirma.

Ele diz que, ao pedir a aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão, ainda estava recebendo um residual do benefício anterior. Quando a aposentado­ria por invalidez é cortada, o segurado recebe parcelas de recuperaçã­o. Se tinha a aposentado­ria há mais de cinco anos, continua com um pagamento por 18 meses, com redução gradual do valor.

“Quando entrei com recurso, em abril de 2020, não estava recebendo nada.” Camargo diz que ainda não teve resposta para esse recurso. Sem benefício, ele teme pelo futuro. “Estou desemprega­do. Pela minha idade, não consigo mais nada e, com a pandemia, fica pior ainda. Bate o desespero.”

 ?? Arquivo pessoal ?? Morador da zona norte, Valdir de Camargo aguarda resposta para recurso há mais de um ano
Arquivo pessoal Morador da zona norte, Valdir de Camargo aguarda resposta para recurso há mais de um ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil