Agora

Italianos levam vantagem no confronto com os ingleses

-

A Inglaterra nunca disputou uma final da Eurocopa. A Itália ganhou o último título do torneio há 53 anos. Quando pisarem no gramado de Wembley, os jogadores das duas seleções se empolgarão em entrar para a história.

Em 1996, os ingleses tiveram a oportunida­de de celebrar o título em casa, mas perderam nas semifinais quando o agora técnico Gareth Southgate desperdiço­u a sua cobrança de pênalti contra a Alemanha.

Os italianos, por outro lado, conquistar­am o seu único título da Euro em casa, em Roma, em 1968 — só três times conseguira­m esse feito, sendo Espanha (1964) e França (1984) os outros dois. Conta a favor dos ingleses o título da Copa do Mundo de 1966, justamente em Wembley.

Ter um momento triste na competição europeia também se aplica à Itália, que sofreu a maior derrota de uma final de Euro, contra a Espanha, em 2012.

A vantagem no total de confrontos (27) entre as duas seleções é da Itália, que venceu em dez oportunida­des. A Inglaterra ganhou oito, e as equipes empataram nove vezes. Na Euro, a maior eficiência segue sendo da Azurra, que eliminou os atuais donos da casa duas vezes

—em 2012, nas quartas de final, e em 1980, na segunda rodada da fase de grupos.

Jogadores do Chelsea, Jorginho e os ingleses Mason Mount, Reece James e Ben Chilwell também podem entrar para uma seleta lista de jogadores que venceram a Liga dos Campeões e a Eurocopa no mesmo ano.

Para chegar até aqui, os dois times precisaram passar por prorrogaçõ­es. Enquanto a Itália ganhou da Espanha na disputa de pênaltis —o último cobrado por Jorginho—, a Inglaterra contou com uma penalidade contestáve­l sofrida por Sterling para avançar contra a Dinamarca. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil