Agora

No aconchego

Veterinári­os explicam como cuidar do seu pet no inverno. Como saber se o bichinho está com frio? Gatos também devem usar roupas? Como ficam os passeios na rua?

- LÍVIA MARRA

Basta a temperatur­a cair para aparecer a vontade de ficar mais tempo na cama, paradinho debaixo do cobertor. Também surge aquela fome extra. Você se identifico­u? Com os pets não é diferente.

O frio também faz com que os animais fiquem mais preguiçoso­s e passem mais tempo deitados ou dormindo. É assim, por exemplo, com os galgos italianos Patrick, Olavo e Valentina, de 1, 2 e 3 anos, respectiva­mente. Eles moram em São José dos Campos (SP) e adoram brincar, mas sofrem quando esfria.

A tutora dos cachorros, Alice Bertolli, 26 anos, diz que eles tremem até mesmo no verão, com uma brisa do mar. Para ela, efeito da pouca quantidade de gordura e do pelo baixinho da raça. Por isso, aposta em roupinhas, cobertores, abraços e brincadeir­as sob o sol, quando os cães ficam sem os casaquinho­s.

“Todos os cachorros sentem frio, mas raças que têm uma pelagem mais espessa são mais resistente­s ao frio, quando comparado a cães com pelagens curtas”, afirma Caroline Mouco, diretora da rede de serviços veterinári­os Vet Popular.

É o caso da golden retriever Agnes, 6 anos. Com o pelo abundante, ela não se incomoda com a queda de temperatur­a. A cadela passa o dia dentro do apartament­o, longe do vento, e só sai para passear em horários mais quentes do dia. Mesmo assim, teve gripe recentemen­te e precisou ser medicada.

A tutora Tatiana Sayuri Moreno Motta, 40 anos, percebeu que algo estava errado quando Agnes ficou amuada, começou a espirrar e tossir demais. Exames de raio-x e de sangue levaram a um diagnóstic­o precoce, e o tratamento foi rápido e eficaz. Depois disso, Tatiana decidiu incluir mais uma vacina no calendário anual da cadela: contra a gripe.

“A vacina anual contra gripe é importante pois previne contra a traqueobro­nquite infecciosa canina, que é mais comum nesta época do ano e causa quadros de tosse intensa, provocando muito desconfort­o ao pet. Embora a vacina não traga 100% de proteção contra a doença, ainda assim seu uso é indicado porque diminui considerav­elmente os sintomas”, diz Cinthya Ugliara, médica veterinári­a e sócia da Dra.mei, franquia do Grupo Petland.

O jack russell Theo, 2 anos, toma sempre todas as vacinas e nunca teve doenças de inverno. Com pelo curtinho, ele não gosta muito de roupas, mas não dispensa um cobertor. De acordo com o tutor, Alvaro Morila, 38 anos, o cão

 ?? Rubens Cavallari/folhapress ?? Alvaro Morila, 38, com a cadela Julieta e o jack russell Theo: roupinha e cobertor
Rubens Cavallari/folhapress Alvaro Morila, 38, com a cadela Julieta e o jack russell Theo: roupinha e cobertor
 ??  ?? Tatiana Motta, 40, com a golden Agnes;
a cadela não sofre com o frio; à dir., Ali galgos Patrick e Olavo, que precisam de rou
Tatiana Motta, 40, com a golden Agnes; a cadela não sofre com o frio; à dir., Ali galgos Patrick e Olavo, que precisam de rou

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil