Agora

Após três medalhas na Rio-16, Isaquias busca o ouro no Japão RAIO-X

Dono de duas pratas e um bronze, baiano é a esperança da canoagem brasileira

- LUÍS MARCELO CASTRO

Primeiro atleta brasileiro a conquistar três medalhas em uma única edição dos Jogos Olímpicos, o canoísta Isaquias Queiroz quer mais. Dono de duas pratas (canoa individual e de duplas 1.000 m) e de um bronze (canoa individual 200 m) no Rio, em 2016, o baiano de 27 anos só competirá em duas provas —já que a classe C1 200 m saiu do programa olímpico—, mas o objetivo é levar o inédito ouro para casa.

Nem mesmo a pandemia do novo coronavíru­s, que cancelou competiçõe­s da modalidade, foi capaz de parar o brasileiro. Em 2019, ele levou o ouro no Panamerica­no de Lima, no peru, e também no Mundial da Hungria, ambos no individual, tornando-se um dos fortes candidatos ao topo do pódio em Tóquio.

Depois de uma vida repleta de desafios individuai­s —de queimadura grave à perda do rim ao cair de uma árvore— e profission­ais —pensou em abandonar a canoagem por falta de incentivo e reconhecim­ento—, Isaquias ainda perdeu, em 2018, o técnico espanhol Jesús Morlán, responsáve­l por elevar o nível da canoagem de velocidade no Brasil, vítima de um tumor no cérebro.

Em Tóquio, o canoísta também não terá a parceria de Erlon de Souza, com quem faturou a prata na prova de duplas—jacky Godmann o substitui.

Ainda assim, Isaquias mantém a confiança. Afinal, superar as adversidad­es é a sua especialid­ade.

Nome

Isaquias Queiroz

Modalidade

canoagem

País

Brasil

Idade

27 anos

Altura e peso

1,75m / 85 kg

 ?? Paula Reis - 28.fev.20/flamengo ?? Isaquias Queiroz é candidato à medalha de ouro na canoagem de velocidade nos Jogos Olímpicos
Paula Reis - 28.fev.20/flamengo Isaquias Queiroz é candidato à medalha de ouro na canoagem de velocidade nos Jogos Olímpicos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil