Agora

Velocista americano bateu recorde olímpico dos 200m que perdurou por 28 anos Ginasta com uma perna de madeira vence três provas contra atletas sem deficiênci­as

-

A terceira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna foi realizada em Saint Louis, nos Estados Unidos, em 1904. E o primeiro evento no Continente Americano mostrou os mesmos problemas do anterior, em Paris, com falta de divulgação e a Olimpíada fazendo parte da Feira Mundial, que durou quatro meses e meio.

A Olimpíada foi completame­nte dominada pelo anfitrião, mas porque, longe da Europa, apenas 12 países participar­am, num total de 651 atletas —menos que os 997 de Paris. E desses participan­tes, 495 eram americanos. Além disso, em 49 das 95 provas do programa olímpico havia apenas atletas locais em ação. No final, os EUA ganharam 231 medalhas, sendo 76 de ouro, 78 de prata e 77 de bronze. Em segundo lugar, muito atrás, ficou a Alemanha, com 4 de ouro, 5 de prata e 6 de bronze.

Em Saint Louis foi a primeira vez em que os atletas receberam medalhas de ouro, prata e bronze. Nas duas primeiras eles ganhavam só prata (campeão) e bronze (vice).

Essa Olimpíada também foi a primeira em que as provas de natação não foram realizadas em mar aberto. Para a competição, a organizaçã­o construiu um lago artificial apenas para as provas, cujas largadas eram feitas em uma balsa. Algumas vezes, o início tinha de ser feito com os nadadores dentro da água, já que a presença de mais de oito atletas afundaria a embarcação improvisad­a.

O fato curioso dos Jogos ocorreu na maratona, quando o americano Fred Lorz ganhou, mas não levou, a medalha de ouro. Logo depois de vencer a prova, ele foi denunciado e confessou que percorreu parte do percurso —cerca de 18 km dos 40 km— numa estrada de terra, de carona em um carro de um amigo. Desta forma, Thomas Hicks, o segundo, acabou herdando o ouro. (CQ)

ATLETISMO Um dos destaques dos Jogos Olímpicos de Saint Louis foi o velocista norte-americano Archie Hahn, conhecido como Meteoro de Milwaukee por causa de suas largadas explosivas. Ele conquistou as provas dos 60 m, dos 100 m e dos 200 m rasos. Nessa última, ele fez o percurso em 21s6, um novo recorde olímpico da época, que perdurou por 28 anos. (CQ)

GINÁSTICA O norteameri­cano George Eyser fez história nos Jogos de Saint Louis. Com uma prótese de madeira na perna direita, que perdeu após ter sido atropelado por um trem na juventude, ele ganhou três medalhas de ouro, nas provas de barras paralelas, cavalo e subida de corda, duas de prata (cavalo de lado e individual geral) e um bronze na barra horizontal. (CQ)

 ?? Reprodução ?? Nadadores se preparam para a largada de uma prova na balsa improvisad­a no lago artificial dos Jogos Olímpicos de Saint Louis, em 1904; o evento foi dominado pelos atletas da casa, que eram maioria absoluta
Reprodução Nadadores se preparam para a largada de uma prova na balsa improvisad­a no lago artificial dos Jogos Olímpicos de Saint Louis, em 1904; o evento foi dominado pelos atletas da casa, que eram maioria absoluta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil