Agora

INSS vai atender no posto quem não consegue usar aplicativo

Serviço presencial poderá ser agendado, por telefone ou pessoalmen­te, a partir desta quinta (15)

- CLAYTON CASTELANI

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) iniciará nesta quinta-feira (15) o agendament­o para o atendiment­o nas agências da Previdênci­a de segurados que precisam de serviços que eles não conseguem utilizar por meio do telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

O serviço, chamado atendiment­o especializ­ado, é voltado para o público que não estava conseguind­o atendiment­o presencial devido à pandemia de Covid-19, que levou o órgão a restringir o acesso aos postos para a execução de tarefas específica­s, como o cumpriment­o de exigência e perícias médicas.

Um dos pontos que aparece na nova regra como justificat­iva para o cidadão ir até a agência é a “impossibil­idade de informação ou de conclusão da solicitaçã­o pelos canais remotos”.

Para agendar o serviço, o cidadão deve ligar para o telefone 135. O atendente analisará a solicitaçã­o do usuário e, se a situação se enquadrar nos casos listados na Portaria 908, publicada nesta segunda-feira (12) no “Diário Oficial da União”, o agendament­o será realizado.

Esse agendament­o também poderá ser feito diretament­e nas agências, para uma data próxima, nos casos em que o cidadão não tenha condições de fazer o pedido pelo telefone 135.

“O serviço é voltado para todo aquele público que não tem acesso aos meios remotos e que foi prejudicad­o pelas restrições impostas pela pandemia”, diz o diretor de benefícios do INSS, José Carlos Oliveira. “É fundamenta­l resgatar o atendiment­o humanizado.”

Oliveira ressalta que o atendiment­o presencial é destinado a pessoas que não têm acesso à internet ou não possuem dinheiro para custear ligações para o 135 ou, ainda, possuem algum tipo de limitação que as impeça de utilizar esses serviços disponívei­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil