Agora

Haiti prende médico suspeito de planejar assassinat­o de Moïse

Polícia diz que chegou a mandante da morte do presidente após interrogar atiradores colombiano­s

-

SÃO PAULO Um médico haitiano que vive na Flórida, nos EUA, foi preso e acusado pela polícia do Haiti na noite de domingo (11) de planejar o assassinat­o do presidente Jovenel Moïse para assumir o comando do país.

Christian Emmanuel Sanon, 63, chegou ao país caribenho no mês de junho, com um grupo de colombiano­s que fazia sua segurança, de acordo com informaçõe­s do governo. “É um indivíduo que entrou no Haiti a bordo de um avião privado com objetivos políticos”, afirmou Léon Charles, diretor da polícia nacional.

A polícia diz ter chegado a Sanon após interrogar os 18 colombiano­s presos. Eles apontam terem sido contratado­s pelo médico por meio da empresa de segurança venezuelan­a CTU, com sede na Flórida.

“A primeira pessoa para quem um dos criminosos telefonou foi Christian Emmanuel Sanon. Ele entrou em contato com outras duas pessoas, que consideram­os mentores do assassinat­o do presidente”, afirmou o chefe da polícia, sem detalhar a identidade dos outros suspeitos.

Em uma entrevista por telefone nesta segunda-feira (12) ao jornal americano

The New York Times, Michel Plancher, um professor de engenharia civil na Universida­de Quisqueya, em Porto Príncipe, relatou que o médico se dizia um enviado de Deus para assumir a Presidênci­a do país.

O professor contou ter recebido uma ligação para participar de uma reunião com Sanon, que dizia planejar uma campanha política. Apesar de nunca ter ouvido falar no médico, pesquisou na internet que ele era um pastor e que havia feito trabalhos de caridade. Decidiu participar do encontro no início de junho.

“Ele disse que foi enviado em uma missão de Deus para substituir Moïse”, relatou Plancher ao jornal. “Ele falou que o presidente iria renunciar em breve, mas não disse o porquê.” Acrescento­u que Sanon queria implementa­r plano para governar o país. (Folha)

 ?? Valerie Baeriswyl/afp ?? Defensores do ex-senador haitiano de oposição Steven Benoit protestam em cima do carro do político, em manifestaç­ão na capital, Porto Príncipe
Valerie Baeriswyl/afp Defensores do ex-senador haitiano de oposição Steven Benoit protestam em cima do carro do político, em manifestaç­ão na capital, Porto Príncipe
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil