Agora

PF apurará suspeita de omissão de Bolsonaro no caso Covaxin

- CAMILA MATTOSO E FABIO SERAPIÃO

BRASÍLIA A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar suspeita de prevaricaç­ão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na negociação do governo para a compra da vacina indiana Covaxin.

Também nesta segundafei­ra (12) a Procurador­ia da República no Distrito Federal abriu uma apuração preliminar sobre o suposto pedido de propina realizado por parte de Roberto Ferreira Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde. A apuração sobre suposta prevaricaç­ão do presidente da República tem origem nas afirmações do deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), que disse em depoimento na CPI da Covid ter avisado Bolsonaro sobre irregulari­dades nas tratativas e pressões que seu irmão, servidor do Ministério da Saúde, teria sofrido.

A prevaricaç­ão é um tipo criminal em que o agente público deixa de agir ou retarda a ação para satisfazer interesses pessoais. No caso do presidente, a apuração vai buscar saber se ele foi de fato informado e se tomou medidas.

A investigaç­ão foi solicitada pela PGR (Procurador­ia-geral da República) após a ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber cobrar manifestaç­ão do órgão sobre a notícia-crime apresentad­a à corte por três senadores.

Na PF, o caso será conduzido pelo Sinq (Serviço de Inquérito) da Diretoria de Investigaç­ão e Combate ao Crime Organizado, setor que cuida de apurações que envolvem pessoas com foro.

“Primeiro, eu entendo que a prevaricaç­ão se aplica a servidor público, não se aplicaria a mim. Mas qualquer denúncia de corrupção eu tomo providênci­a”, disse Bolsonaro na tarde desta segunda-feira, após reunião com o presidente do Supremo, Luiz Fux.

“Até o do Luis Lima [Bolsonaro errou o nome de Miranda], mesmo conhecendo toda a vida pregressa dele, a vida atual dele, eu conversei com [ex-ministro da Saúde, Eduardo] Pazuello. Pazuello, tá uma denúncia aqui do deputado Luis Lima [Miranda] de que estaria algo errado acontecend­o, dá para dar uma olhada? Ele viu e não tem nada de errado, já estamos tomando providênci­a. Vamos corrigir o que está sendo feito.”

Em outro momento, Bolsonaro disse não ter como ver tudo o que “acontece nos 22 ministério­s”. (Folha)

 ?? Pedro Ladeira/folhapress ?? O presidente Jair Bolsonaro fala com a imprensa ao deixar o STF, após uma reunião com o presidente do tribunal, ministro Luiz Fux
Pedro Ladeira/folhapress O presidente Jair Bolsonaro fala com a imprensa ao deixar o STF, após uma reunião com o presidente do tribunal, ministro Luiz Fux

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil