Agora

Presidente se diz alvo de ‘gente importante’ Obra de novo gabinete na Câmara custará R$ 1 mi

- DANIEL CARVALHO RANIER BRAGON

Bolsonaro foi repreendid­o por Legislativ­o após declaraçõe­s

BRASÍLIA Em meio à tensão entre os Poderes provocada por suas recentes declaraçõe­s golpistas, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta segunda-feira (12) ser alvo de boicote de “gente importante”.

“Os problemas fazem parte. Sabia que ia ser difícil, mas esperava contar com mais gente importante do meu lado. Lamentavel­mente, muita gente importante aí boicota”, disse Bolsonaro a apoiadores na porta do Palácio da Alvorada.

A fala foi gravada e transmitid­a por um canal de internet simpático ao presidente. A tensão entre os Poderes não foi superada no fim de semana, quando emissários do Palácio do Planalto fizeram chegar ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), a irritação de Bolsonaro com as declaraçõe­s do senador.

Pacheco disse na sextafeira (9) que não aceitará retrocesso­s à democracia do país e que quem agir nessa direção será considerad­o inimigo da nação. Ele sinalizou a interlocut­ores que não pretende recuar da posição que tomou.

Também na sexta, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, disse que qualquer tentativa de impedir a realização de eleições em 2022 “configura crime de responsabi­lidade”. No sábado (10), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse em entrevista que não tem compromiss­o com intentos antidemocr­áticos. (Folha)

Resposta estimulada e única, em %

27.abr.20*

Aprovam Bolsonaro

Resposta estimulada e única, em %

27.abr.20*

Entre quem tem mais de 60 anos

Entre aposentado­s

Entre homens

Ótimo/bom Regular

Não sabe

7 e 8.jul.21

BRASÍLIA A implantaçã­o do novo gabinete da presidênci­a da Câmara dos Deputados tem custo previsto de R$ 969 mil e ainda está em fase intermediá­ria das obras, conforme constatou a reportagem em visita ao local na semana passada.

A aprovação do empreendim­ento foi um dos primeiros atos de Arthur Lira (PP-AL) ao assumir o comando da Casa, em fevereiro deste ano.

Lira colocou em prática um antigo anseio de antecessor­es, o de se instalar em um local com acesso direto ao plenário, sem precisar passar pelo Salão Verde, onde normalment­e são abordados por repórteres que fazem a cobertura jornalísti­ca diária da Câmara.

Para isso, mudou para outra área o comitê de imprensa que jornalista­s usam no dia a dia.

Na semana passada foi possível ver que as obras ainda não se aproximara­m da fase final. Quando inaugurado, o novo gabinete e suas salas contíguas, que ocuparão cerca de 600 metros quadrados, terão como vista o gramado principal em frente ao Congresso.

O atual gabinete fica no lado oposto, a cerca de 30 metros do plenário.

Para participar das sessões, os presidente­s da Câmara precisam hoje passar pelo Salão Verde, um espaço com cerca de 2.000 metros quadrados por onde circulam deputados, assessores e funcionári­os. (Folha)

38 33 26

3 39 37 40

24 24

1

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil