Agora

32% dos bebês mortos não tiveram UTI

-

Um terço dos bebês que morreram de Covid-19 no país não teve acesso à UTI ou à ventilação mecânica por falta de leitos.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, até o último dia 11 de julho foram registrado­s 10.165 casos graves em crianças até dois anos e 846 mortes. Os primeiros meses deste ano concentram 46,6% dos casos e 67,5% dos óbitos.

Dos bebês que morreram por Covid nessa faixa etária, 32,5% não foram para UTI e 38% não passaram por intubação, recursos terapêutic­os fundamenta­is para aumentar as chances de salvar vidas nessas situações. A região Norte tem a pior taxa: 46,8% não passaram pela intubação.

Os dados inéditos são do Observatór­io Obstétrico Brasileiro Covid-19, que monitora casos e mortes de gestantes e puérperas notificado­s no Sivep-gripe e que tem agora uma plataforma para analisar os casos de Srag (Síndrome Respiratór­ia Aguda Grave) nos 730 primeiros dias dos bebês.

Ainda que a proporção de mortes infantis por Covid-10 seja bem inferior à do público adulto em geral (representa­m 0,33% do total), o aumento do número absoluto de casos e óbitos tem chamado a atenção.

Para Agatha Rodrigues, professora de estatístic­a da Ufes (Universida­de Federal do Espírito Santo) e uma das coordenado­ras do observatór­io, impression­a a alta concentraç­ão de mortes nos primeiros meses de vida do bebê: mais da metade está concentrad­a até no terceiro mês. Foram 466 óbitos nesse período. (Folha)

é o total de mortes por Covid-19 no país em 24 horas é o total de mortes

no país desde o inicio da pandemia

é o total de casos em 24h, totalizand­o 19.261.741 infectados

vacinas foram aplicadas até ontem

no estado de SP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil