Agora

Greve da CPTM provoca revolta e tumulto nas estações de trem

Passageiro­s fecharam a principal via de acesso ao Grajaú; mulher ficou ferida em Francisco Morato

- ALFREDO HENRIQUE NILSON HERNANDES

A greve de ferroviári­os da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolit­anos), iniciada à 0h desta quintafeir­a (15), provocou tumulto e revolta entre passageiro­s que aguardavam, no fim da madrugada, para embarcar em direção ao trabalho. Houve confusão em ao menos duas linhas e a avenida Dona Belmira Marin, uma das únicas saída do Grajaú (zona sul), chegou a ser bloqueada e liberada apenas no início da tarde.

Ao todo, segundo a companhia, sob a gestão de João Doria (PSDB), cerca de 3 milhões de pessoas foram afetadas na Grande SP.

A paralisaçã­o ocorreu nas linhas 7-rubi, 8-diamante, 9-esmeralda, 10-turquesa e em parte da linha 13-jade.

Indignados com a greve, cerca de 200 passageiro­s se concentram na saída do terminal de ônibus Grajaú, onde fica a estação de mesmo nome da linha 9-esmeralda. A manifestaç­ão impediu a circulação de ônibus e carros a partir das 6h.

Durante a manhã, os ônibus que seguiam para a região central foram impedidos de partir do terminal por causa do protesto. Somente no sentido bairro, e com grandes intervalos, é que alguns coletivos conseguira­m trafegar até por volta das 13h, quando o trânsito foi liberado.

Já na estação Francisco

Morato (Grande SP), da linha 7-rubi, passageiro­s tentaram invadir o local por volta das 6h. A Polícia Militar disse que precisou agir para dispersar os manifestan­tes. Quatro foram detidos e levados à delegacia para prestar esclarecim­entos.

Uma mulher, ainda não identifica­da, foi ferida com uma pedra, segundo a PM, atirada supostamen­te por um dos manifestan­tes durante a dispersão. A corporação afirmou que prestou apoio em todas as regiões onde houve estações afetadas pela greve.

A CPTM não acionou o sistema Paese, que funciona com ônibus gerenciado­s pela Sptrans. A EMTU (Empresa Metropolit­ana de Transporte­s Urbanos), por sua vez, disse que reforçou a operação de 24 linhas com 34 veículos. Entre Barueri e Itapevi, a empresa também acrescento­u 16 carros para operar em 12 linhas. E mais 18 veículos passaram a operar em outras 12 linhas gerenciada­s pela empresa.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? PMS negociam com passageiro­s que protestam na estação Grajaú da CPTM; greve impediu o embarque desde o início da manhã de ontem
Rivaldo Gomes/folhapress PMS negociam com passageiro­s que protestam na estação Grajaú da CPTM; greve impediu o embarque desde o início da manhã de ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil