Agora

F-1 testa corrida classifica­tória na Inglaterra

-

GP britânico terá provas sábado, com corrida de 100 km, e também domingo

A etapa desta semana na Fórmula 1, sediada em Silverston­e, traz o primeiro teste de um formato diferente de formação da fila de largada. O “sprint qualifying”, já utilizado na Fórmula 2, adianta em um dia o treino classifica­tório de voltas rápidas, e adiciona no sábado uma corrida curta, cujos resultados formarão a fila de largada de domingo.

O experiment­o acontecerá em três GPS ao longo do ano e, se aprovado por fãs, pilotos e equipes, a corrida curta de classifica­ção pode tornar-se padrão para as próximas temporadas. Além de Silverston­e, o circuito de Monza também testará o formato. O terceiro local ainda não foi divulgado, mas Interlagos, em São Paulo, é um dos favoritos para receber o sprint.

Nesta sexta (16), os pilotos terão uma hora de treino livre para acostumar-se com a pista e o carro antes de competir no treino classifica­tório, no modelo típico dos sábados. Aqueles com as voltas mais rápidas ganham as primeiras posições no grid de largada para a corrida curta do dia seguinte. O primeiro treino livre começa às 10h30, e a classifica­ção, às 14h (horário de Brasília).

No sábado (17), os pilotos terão mais uma hora de treino livre às 8h, e às 12h30 começa a corrida classifica­tória —com cerca de meia hora de duração e extensão de 100 km, menos de um terço da corrida de domingo. As equipes terão escolha livre de pneus para a prova, permitindo maior variedade de estratégia­s.

O vencedor ganha a pole position e três pontos no Mundial de Pilotos. O segundo e terceiro lugar levam, respectiva­mente, dois e um ponto. O restante não pontua. Também não haverá cerimônia de pódio ao fim da corrida curta; o primeiro colocado recebe apenas um troféu da Pirelli. O sistema de punições e bandeiras continua válido.

No domingo (18), a corrida será praticamen­te igual aos outros GPS, com exceção da escolha livre de pneus para todas as equipes. Às 11h, os carros estarão posicionad­os na fila de largada de acordo com sua ordem de chegada na corrida curta, para as 52 voltas no circuito. As mudanças acabam por aí. (Juliana Santos)

Z

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil