Agora

INSS anuncia assistente social online para BPC

Na fase de testes, segurado vai até agência do INSS e participa de videochama­da

- LAÍSSA BARROS

O INSS passará a adotar, ainda em fase piloto, a avaliação social de forma virtual para os beneficiár­ios do BPC. O período de experiênci­a desse tipo de atendiment­o será de 26 de julho a 27 de agosto.

O método por videoconfe­rência foi regulament­ado pela portaria nº 1.328 e segue exigência do TCU (Tribunal de Contas da União).

Para ter acesso ao benefício, o segurado passa por diversas fases de um processo, incluindo a avaliação social com um assistente social. Durante essa fase piloto, esse serviço poderá ser feito por meio do atendiment­o de funcionári­os remotos.

Os segurados com deficiênci­a que aguardam essa etapa do processo poderão ir até uma agência do INSS para realizar uma videochama­da com um assistente social.

De acordo com o instituto, embora a avaliação social online apresente diversos benefícios, o atendiment­o deve levar em consideraç­ão algumas regras que garantam a preservaçã­o do processo legal.

Por isso, neste período de teste, a entrevista de avaliação social será realizada em um ambiente controlado dentro das agências do INSS.

A expectativ­a do INSS é que, futurament­e, se o período de experiênci­a apresentar resultados positivos, as prefeitura­s e associaçõe­s de apoio a pessoas com deficiênci­a possam receber os segurados para a realização da videochama­da com um assistente social.

De acordo com o INSS, em junho havia 67 mil requerimen­tos que aguardavam a avaliação social. Em abril, eram 101 mil.

Os atendiment­os virtuais só poderão ser feitos para pedidos do benefício, ou seja, revisões e recursos ficarão de fora deste tipo de serviço no momento. O INSS será responsáve­l pelo agendament­o do atendiment­o e entrará em contato com o segurado para agendar uma data, caso haja concordânc­ia e disponibil­idade dele.

Cheque especial Empréstimo pessoal

Até 1.903,98 1.903,99 até 2.826,65 De 2.826,66 até 3.751,05 De 3.751,06 até 4.664,68 Acima de 4.664,68 7,73 3,89 8,00 7,89

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil