Agora

Capital paulista libera doses para sommeliers de vacina hoje

-

Após uma espera de quase cinco semanas desde que entrou em vigor em São Paulo a lei que colocou no fim da fila quem escolhesse a marca do imunizante contra a Covid-19, os chamados “sommelier de vacina” já podem voltar aos postos de vacinação a partir desta quinta-feira (19). Porém, segundo a Prefeitura de São Paulo, eles continuam sem poder escolher o fabricante.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, gestão Ricardo Nunes (MDB), 2.167 pessoas estavam com o direito à vacinação suspenso temporaria­mente após assinarem o termo de recusa.

A ação acontece após a conclusão do cronograma de imunização da população adulta da cidade.

Segundo a secretaria, se a pessoa voltar a se recusar a tomar a vacina, não está prevista nenhuma punição. Porém, a pasta espera sensibiliz­ar a população de que todos os imunizante­s são eficazes contra a Covid-19.

A prefeitura também planeja antecipar a vacinação de jovens de 12 a 15 anos de idade com comorbidad­e na próxima segunda-feira (23). A informação deverá ser confirmada pelo prefeito na manhã desta sexta (20). A meta é imunizar cerca de 93 mil pessoas.

O planejamen­to inicial da prefeitura, inclusive, era começar a vacinação desse grupo nesta sexta, como disse o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, em entrevista ao Agora.

Pelo calendário do governo estado, sob gestão João Doria (PSDB), a previsão é vacinar o grupo de 12 a 15 anos com comorbidad­es entre 26 e 29 de agosto nos municípios paulistas.

Na quarta-feira (18) começou a vacinação de jovens de 16 a 17 anos, também com comorbidad­es na cidade de São Paulo. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, foram aplicadas 3.590 doses neste primeiro dia. (AH e LC)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil