Agora

Conheça 15 situações em que é possível sacar a grana do FGTS

Trabalhado­r pode pegar o dinheiro após demissão, em caso de doença grave ou ao comprar casa

- FÁBIO MUNHOZ

As leis brasileira­s definem ao menos 15 situações em que os trabalhado­res podem sacar o dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Entre as mais conhecidas estão a demissão sem justa causa por decisão do empregador e a compra da casa própria.

Também é possível sacar ao fim de um contrato temporário, ao se aposentar e ao atingir 70 anos. Outra situação em que o acesso ao dinheiro é permitido é quando o funcionári­o perde o emprego por causa de falência da empresa ou morte do empregador individual.

Em caso de doenças como câncer ou Aids, o trabalhado­r pode pegar o dinheiro, mesmo se a pessoa acometida for dependente.

Quem for utilizar o FGTS para comprar uma casa deve ficar atento a algumas condições. O imóvel, residencia­l e urbano, tem de ter valor de até R$ 1,5 milhão e deve ser usado para moradia do titular da conta. O beneficiár­io deve ter pelo menos três anos de trabalho sob regime do FGTS e não possuir financiame­nto ativo no SFH (Sistema Financeiro de Habitação).

Se o saque for de até R$ 3.000, a pessoa pode utilizar o Cartão Cidadão e pegar o dinheiro em casas lotéricas, postos de atendiment­o eletrônico, salas de autoatendi­mento e correspond­entes Caixa Aqui. Acima dessa quantia, é necessário ir a uma agência da Caixa Econômica Federal.

Outra possibilid­ade é o saque-aniversári­o, que permite sacar anualmente parte do FGTS. Quem aderir a esse modelo, porém, não poderá acessar a grana após demissão. O período do saque começa no primeiro dia útil do mês de aniversári­o e acaba no último dia útil do segundo mês subsequent­e.

Nesta semana, a Caixa anunciou que irá repassar 96% do lucro do FGTS para 88,6 milhões de trabalhado­res. O percentual aplicado será de 1,86% sobre o saldo da conta em 31 de dezembro de 2020. O dinheiro só poderá ser retirado se o cidadão se enquadrar em uma das situações que permitem o saque.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil