Agora

Rejeição e grana afastam sonhado camisa 10

-

Sem um armador de of ício, Fernando Diniz não desiste de nova contrataçã­o

O interesse do Santos na contrataçã­o de Lucas Lima surgiu de uma maneira bombástica. O meio-campista, encostado no Palmeiras e com um salário bem acima da realidade do futebol brasileiro, se tornou alvo de um clube que vem tendo sérias dificuldad­es de manter um elenco competitiv­o. O sacrifício seria feito em nome da necessidad­e de um armador tão desejado pelo técnico Fernando Diniz.

Sobre Lucas Lima, o clube desistiu de uma eventual negociação após forte reação de seus torcedores nas redes sociais. O jogador deixou a Vila Belmiro em 2017 rumo ao Palmeiras de uma maneira pouco amistosa. Ele não quis tratar de uma renovação contratual, e a transferên­cia não rendeu nenhum centavo ao Alvinegro. Além disso, o desempenho dele em seu último semestre não deixou saudade.

Mas, diante de tantos obstáculos, por que o Santos se disponibil­izaria a ter Lucas Lima de volta em seu elenco, pagando um salário volumoso? Vale lembrar que o clube precisou se desfazer de jogadores importante­s, como Diego Pituca, Soteldo e Luan Peres, para reforçar o caixa.

Desde que chegou ao clube, em meados de maio,

Fernando Diniz está à procura de um “camisa 10” que ajude a resolver claros problemas ofensivos do time. No Campeonato Brasileiro, por exemplo, o Santos marcou apenas 17 gols em 16 partidas e está se notabiliza­ndo em um time que agride bastante, mas não sabe decidir os jogos a seu favor.

Assim que chegou, Diniz aproveitou a formação de um meio de campo com dois armadores para favorecer o seu estilo de toque de bola. Jean Mota e Gabriel Pirani eram os responsáve­is por levar a bola ao ataque.

Mas as pretensões do treinador estavam em outros clubes. O primeiro alvo foi Paulo Henrique Ganso, revelado no Santos e atualmente na reserva do Fluminense. Ainda que ele não atravesse boa fase há algum tempo, era considerad­o pelo técnico santista o jogador ideal para a armação de jogadas ofensivas. Pesava a favor do atleta o fato de ter sido jogador de Diniz no próprio Flu em 2019.

“O Ganso teve grande participaç­ão comigo no Fluminense. Se puder voltar, seria bom para todo mundo, mas tratamos disso internamen­te”, disse na época o treinador santista. O meia tricolor chegou a demonstrar interesse em voltar à Vila Belmiro, mas sua saída foi barrada pelo técnico Roger Machado. Assim como não ajudou a rejeição da torcida santista uma vez mais.

Com a negociação emperrada, o Santos teve oportunida­de para trazer outro armador ao gosto de Diniz. O escolhido foi Nathan, que começava a perder espaço no Atlético-mg. O jogador já foi um dos meias preferidos no Galo, mas não conseguiu superar a concorrênc­ia das estrelas argentinas Nacho Fernández e Zaracho.

Nesse caso, o grande problema foi o financeiro, pois o Atlético-mg não gostaria de sair no prejuízo depois de ter investido R$ 18 milhões para tirar Nathan do Chelsea. A solução que apareceu foi uma troca por Marinho, que também envolveria a ida do zagueiro Gabriel para a Vila Belmiro. Essa negociação, porém, não evoluiu.

Sem reforços, Diniz apostou em uma solução caseira para suprir a falta de um armador. Como o jovem Pirani já não respondia bem nessa posição, Carlos Sánchez foi alçado a essa função logo depois que se recuperou de uma grave lesão no joelho. Ele retornou ao time no dia 24 de junho e participou de todas as 16 partidas desde então.

Ainda assim, Diniz parece decidido na recomendaç­ão de um novo armador. A reportagem apurou que a diretoria tem em mãos uma lista de alvos. (UOL)

 ?? Bruno Cantini - 4.set.19/atletico ?? Nathan é outro camisa 10 procurado, mas o alto valor envolvido impossibil­itou o acordo
Bruno Cantini - 4.set.19/atletico Nathan é outro camisa 10 procurado, mas o alto valor envolvido impossibil­itou o acordo
 ?? Mailson Santana - 13.ago.21/fluminense ?? Primeiro alvo de Diniz, Paulo Henrique Ganso esbarrou na rejeição da torcida
Mailson Santana - 13.ago.21/fluminense Primeiro alvo de Diniz, Paulo Henrique Ganso esbarrou na rejeição da torcida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil