Agora

Total de motoristas com 60 anos ou mais cresce 45% no estado

Na capital, das 4.607 novas habilitaçõ­es para sessentões, 67% incluíram permissão para trabalhar

- CLAYTON FREITAS

Dados do Detran-sp (Departamen­to Estadual de Trânsito) indicam que mais pessoas com 60 anos ou mais estão dirigindo tanto no estado quanto na capital.

Segundo levantamen­to do órgão, em junho de 2015 o número de CNHS (carteiras nacionais de habilitaçã­o) ativas no estado de São Paulo era de 2,39 milhões, cifra que passou para 3,47 milhões em junho de 2021, num avanço de 45%. Na capital paulista, a evolução de 33% (742.575 mil para 988.195 no período).

Um dado chama muito a atenção: o número de novas CNHS para pessoas com 60 anos ou mais. Foram 4.607 de janeiro de 2019 a junho de 2021. Desse total, 3.091 (67%) foram emitidas com EAR (Exerce Atividade Remunerada), o que pode indicar que a pessoa só tirou a CNH para poder trabalhar como motorista.

“Não é possível afirmar que essas solicitaçõ­es de CNHS por pessoas de 60 anos ou mais tenham relação com a busca de recolocaçã­o no mercado de trabalho, mas o número expressivo de pedidos de inclusão de EAR nos documentos indica, sem dúvida, uma tendência nesse sentido”, afirma Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran-sp.

De acordo com Carlos Eugênio Ferreira, demógrafo para condutores com menos de 50 anos da Fundação Seade, o cresciment­o acompanha a tendência de evolução do envelhecim­ento da população.

“Do ponto de vista demográfic­o é natural [mais pessoas venham a renovar para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos e motoristas de aplicativo a CNH]”, disse Ferreira.

Apesar de ter CNH há 30 anos, a cabeleirei­ra Tereza Gomes Sinhorini, 64, voltou a dirigir após a morte do marido, em agosto de 2020.

“Eu morava numa avenida para condutores com 70 anos ou mais movimentad­a e meu marido sempre teve carro grande. E como era sempre ele que dirigia, eu nunca tive que me preocupar.”

Segundo o médico Flávio Emir Adura, diretor científico da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), as pessoas com mais idade são mais experiente­s como condutores e, em geral, mais prudentes na direção de um veículo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil