Agora

Aos 77, Tonha quer dirigir ‘até o fim da vida’ Autoescola­s podem criar novos serviços Proporção de idosos deve aumentar

-

Motorista há mais de 40 anos, a maior parte dele dirigindo Fuscas, Antonia Satio da Silva, 77, não pretende parar tão cedo.

“Eu gosto de ir para o mercado, fazer compras, ir à feira. Não paro e nem vou parar”, diz Tonha, como é conhecida por amigos e familiares na zona leste.

Ela conta que está nervosa. O motivo? Sua CNH venceu há dois anos e ela não conseguiu renovar pelos canais digitais, já que suas impressões digitais “estão gastas” pela idade, segundo diz. “Mesmo assim, dou umas escapadinh­as de carro e minhas filhas ficam bravas comigo”, diz, rindo.

Outro motivo que adiou a renovação da CNH está no sorriso. Ela aguarda a colocação da nova prótese dentária para poder ir presencial­mente ao Detran regulariza­r a CNH e assim continuar dirigindo seu Corsa manual, que lhe acompanha há mais de 20 anos. “O volante é duro, mas estou muito feliz com ele”, afirma.

Nem todo mundo gosta de dirigir como Tonha. É o caso de Rosemary Sant’anna, 61. “Eu não gosto de dirigir devido ao trânsito. É muito congestion­amento. Eu uso por necessidad­e.” Ela tirou sua primeira habilitaçã­o há 30 anos, a conselho da mãe. “Ela dizia que eu ia precisar devido aos filhos. E ela estava certa”, diz. (CF)

Para Magnelson Carlos de Souza, 59 anos, presidente da Sindautoes­cola-sp, a presença de pessoas com mais idade no trânsito pode reverter em oportunida­des.

Entre essas oportunida­des ele cita a criação de novos serviços, tais como aulas específica­s para carros automático­s e aulas para quem está há muito tempo sem dirigir e resolveu voltar.

“A legislação não permite que você prepare, na formação, o aluno com um veículo automático. E sabemos que pessoas com mais idade preferem justamente os carros automático­s.” (CF)

Segundo Carlos Eugênio Ferreira, demógrafo da Fundação Seade, o processo de envelhecim­ento da população é um fenômeno que se observa há mais de duas décadas. “A proporção de pessoas idosas vem aumentando devido à redução de pessoas jovens. E a população com mais de 60 anos está vivendo mais”, explica.

“Do ponto de vista demográfic­o é natural [mais pessoas venham a renovar a CNH]. É de se esperar isso sim, assim como é de se esperar que isso se reflita em todas as atividades da sociedade”, afirmou. (CF)

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? Antonia Satio da Silva, 77 anos, tenta, sem sucesso, renovar a CNH há dois anos
Rivaldo Gomes/folhapress Antonia Satio da Silva, 77 anos, tenta, sem sucesso, renovar a CNH há dois anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil