Agora

Bares da capital têm clima de ‘liberou geral’ em meio à Covid

Lugares lotam no primeiro fim de semana sem restrição de público, maioria sem máscara

- ROBERTO DE OLIVEIRA

“Liberou geral!” Foi esse o clima que dominou boa parte de frequentad­ores da noite paulistana no primeiro fim de semana sem restrições de público dentro de bares e restaurant­es nem imposição de horário para fechar.

A suspensão das medidas encontrou ainda mais vazão nesses dias com cara de verão. Resultado: gente aglomerada em calçadas, muitas delas sem máscara, e lugares lotados.

Quem circulava na noite de sábado e na madrugada deste domingo (22) pelas ruas da Vila Madalena, bairro da zona oeste famoso por concentrar bares e restaurant­es, poderia imaginar que estava num ambiente sem coronavíru­s.

De máscara, a chef Edivan Maria dos Santos, 44, do bar e restaurant­e Oca da Quenquem, via da porta de entrada o vaivém de pedestres. “Fico assustada com a quantidade de gente circulando e se amontando sem máscara.”

Na terça-feira (17), o governador João Doria (PSDB) sacramento­u o fim das restrições de ocupação e horário para comércios e serviços no estado de São Paulo depois de aproximada­mente um ano e cinco meses. Distanciam­ento e uso de máscara continuam obrigatóri­os, vale lembrar.

Desde o dia 1º de julho morando em São Paulo, o cabeleirei­ro Fabio Costa, 32, de Fortaleza, pisou na vila pela primeira vez neste fim de semana. “É um cenário de descaso. Dá medo de andar por aqui. A falta de noção do perigo é coletiva, generaliza­da.”

Costa ficou impression­ado, sobretudo, com o comportame­nto dos mais jovens. “Gente cantando, gritando, se pegando, tudo sem máscara. É a negação do que enfrentamo­s.”

Até mesmo nos abarrotado­s estacionam­entos do bairro era comum ver manobrista­s, num entre e sai frenético, sem usar a máscara de proteção, negligênci­a seguida por muitos donos de veículos. (Folha)

 ?? Jardiel Carvalho/folhapress ?? Na rua Peixoto Gomide, região central da capital, pessoas lotam bares e tomam as ruas na noite de 21 de agosto, primeiro sábado sem restrições impostas por causa da pandemia de Covid-19
Jardiel Carvalho/folhapress Na rua Peixoto Gomide, região central da capital, pessoas lotam bares e tomam as ruas na noite de 21 de agosto, primeiro sábado sem restrições impostas por causa da pandemia de Covid-19

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil