Agora

Sem máscaras, milhares lotam praia do Guarujá no domingo

Primeiro final de semana com flexibiliz­ação e calor atrai turistas; infectolog­ista aponta o perigo

- ALFREDO HENRIQUE

GUARUJÁ Milhares de pessoas, a maioria sem máscara de proteção, lotaram as praias de Guarujá (86 km de SP), entre o fim da manhã e a tarde deste domingo (22), primeiro em que passou a vigorar maior flexibiliz­ação dos protocolos contra a Covid-19 no estado de São Paulo.

O uso de máscaras, porém, continua obrigatóri­o, incluindo em áreas abertas, pelo menos até 31 de dezembro, segundo o governador João Doria (PSDB).

“Qualquer situação de aglomeraçã­o, em períodos que a Covid-19 circula, incluindo variantes como a delta [mais transmissí­vel] circulando em alguns lugares do mundo, incluindo o Brasil, e em cada estado, é problemáti­co [para ficar sem máscara]”, afirmou na tarde deste domingo ao Agora a infectolog­ista Sylvia Lemos.

Membro da SBI (Sociedade Brasileira de Infectolog­ia), a especialis­ta acrescento­u que não somente as praias, “mas qualquer lugar”, como bares, já registram aumento na frequência de clientes, possibilit­ando eventuais contaminaç­ões.

“Estamos em um período [da pandemia] em que ainda não existem seguranças. Mas o que fazer? As pessoas estão achando que podem fazer qualquer coisa, que [em alguns casos] estão vacinadas e isso é suficiente [para elas], que não querem mais as medidas restritiva­s, viver limitações”, pontuou.

Por volta das 12h50 deste domingo, dezenas de pessoas, praticamen­te todas sem máscaras de proteção, contemplav­am a faixa de areia de Guarujá, do mirante Morro da Campina.

Do local era possível constatar a presença de milhares de pessoas na faixa de areia, tomada por guarda-sóis. Na orla, praticamen­te todos os ciclistas e corredores ajudavam a compor a falsa sensação de segurança sanitária.

Nenhuma equipe de fiscalizaç­ão foi avistada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil