Agora

Juíza rejeita denúncia contra Lula no caso do sítio de Atibaia

- MARCELO ROCHA

BRASÍLIA A juíza Pollyanna Kelly Maciel Medeiros Martins Alves, da 12ª Vara Federal Criminal de Brasília, rejeitou denúncia reapresent­ada pelo MPF (Ministério Público Federal) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no caso do sítio de Atibaia (SP), fruto da Operação Lava Jato.

A decisão foi tomada neste sábado (21). Ela também refutou a denúncia contra todos os demais envolvidos no caso que havia tramitado na 13ª Vara Federal de Curitiba, então sob o comando de Sergio Moro. Cabe recurso.

A magistrada afirmou que a Procurador­ia deixou de fazer “a adequação da peça acusatória” às recentes decisões do STF (Supremo Tribunal Federal).

A juíza não julgou o mérito das acusações (se o petista e os demais investigad­os são culpados ou inocentes). Ela se ateve à visão do STF, que tratou de questões processuai­s.

O Supremo decretou a nulidade do processo sob o argumento de que Moro era incompeten­te e parcial para julgá-lo. Ou seja, a acusação não deveria ter sido julgada na capital paranaense, e o então juiz, que posteriorm­ente assumiu o cargo de ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro, não atuou, segundo o tribunal, de forma imparcial.

O caso foi deslocado para a Justiça Federal no Distrito Federal. O MPF na capital federal reapresent­ou o caso, mas Pollyanna o rejeitou.

Segundo a denúncia, os réus praticaram corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro. A ação trata do episódio da reforma feita no sítio em troca de suposto favorecime­nto às construtor­as OAS e Odebrecht.

A juíza ainda negou qualquer punição aos envolvidos com mais de 70 anos em razão de prescrição – caso do ex-presidente.

Lula havia sido condenado a 12 anos e 11 meses de reclusão em fevereiro de 2019. Com as decisões do STF, o petista poderá disputar a eleição em 2022. (Folha)

 ?? Caio Rocha / Framephoto / Agência O Globo ?? Ex-presidente durante viagem ao Ceará; petista poderá disputar eleição em 2022
Caio Rocha / Framephoto / Agência O Globo Ex-presidente durante viagem ao Ceará; petista poderá disputar eleição em 2022

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil