Agora

Seca e geadas devem reduzir o PIB em R$ 60 bi, diz consultori­a

- LEONARDO VIECELI

RIO DE JANEIRO A seca prolongada e o registro de geadas provocam uma conta de prejuízos econômicos que ganhou força nas últimas semanas e assusta especialis­tas, empresário­s e consumidor­es no país.

Em conjunto, as alterações climáticas espalham reflexos negativos pela economia, atingindo desde a produção agropecuár­ia até o bolso das famílias.

Safra menor no campo, aumento dos custos de produção para a indústria e serviços e escalada da inflação ilustram a sequência de efeitos associados aos fenômenos extremos.

A consultori­a MB Associados estima que, sem os impactos adversos do clima, o PIB (Produto Interno Bruno) poderia crescer 5,5% em 2021. Por causa dos prejuízos com a crise hídrica e o frio intenso, o avanço deve ser menor, de 4,7%. Na prática, isso significa uma perda de cerca de R$ 60 bilhões.

Culturas como o milho no Paraná e a cana-de-açúcar em São Paulo também foram abaladas pelo frio.

Para analistas, a situação tende a pressionar preços ao longo da cadeia produtiva, gerando efeitos até as gôndolas dos supermerca­dos. A saca de milho, por exemplo, subiu cerca de 25% neste ano, sinalizam dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). A disparada do café foi na faixa de 70%.

Outro efeito da seca e das geadas é o aumento nos custos de alimentaçã­o de animais no campo. Com a perda de pastagens devido aos extremos climáticos, o gado passa a receber mais ração, que ficou mais cara com a alta de insumos como o milho. Isso também deve gerar efeitos sobre os valores finais de itens como carne e leite. (Folha)

 ?? Eduardo Anizelli - 03.jun.2021/folhapress ?? Baixo nível de água no rio Córrego do Cigano, no interior de SP; reservatór­io fica perto das divisas com Minas Gerais e Mato Grosso do Sul
Eduardo Anizelli - 03.jun.2021/folhapress Baixo nível de água no rio Córrego do Cigano, no interior de SP; reservatór­io fica perto das divisas com Minas Gerais e Mato Grosso do Sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil