Agora

Sem trégua

-

Crescem as tensões em torno dos atos ligados ao Dia da Independên­cia, em razão dos movimentos de bolsonaris­tas.

É alarmante o caso do coronel Aleksandro Lacerda, líder de sete batalhões da PM paulista que atropelou os limites da função para convocar pessoas às ruas, como noticiou O Estado de S. Paulo.

O comportame­nto inadmissív­el, que justificou seu afastament­o imediato por ordem do governador João Doria (PSDB), reforça os temores de politizaçã­o das forças de segurança, sob conhecida influência de Jair Bolsonaro.

Na sexta-feira (20), a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão nos endereços do deputado Otoni de Paula (PSC-RJ) e do músico Sérgio Reis. O cantor fizera ameaças ao Supremo Tribunal Federal: “Se em 30 dias não tirarem os caras, nós vamos invadir, quebrar tudo e tirar os caras na marra”.

È difícil precisar se a declaração é só uma bobagem —protegida pela liberdade de expressão— ou se representa de fato uma incitação. Com ruralistas e caminhonei­ros, Reis planejava um ato em apoio ao presidente e ao voto impresso.

Cumpre notar que a ação da PF foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, a partir de um pedido da Procurador­ia-geral da República.

Já o mundo político hesita em uma resposta mais dura ao bolsonaris­mo. Ainda não está claro como o Senado vai lidar com a indicação de André Mendonça ao Supremo; o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), indicou que pretende dar nova chance a um encontro entre os chefes dos Poderes.

Reunidos nesta segunda (23), os governador­es também defenderam entendimen­to para superar a crise. Acredite quem quiser em diálogo com Bolsonaro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil