Agora

DESTAQUE DO DIA Com tempo seco, capital paulista poderá ter clima de deserto hoje

Umidade do ar pode chegar a 15% na cidade, semelhante ao que acontece no Saara, na África

- ISABELA PALHARES LUCA CASTILHO

A cidade de São Paulo pode registrar períodos com umidade relativa do ar de 15% nos próximos dias. Para comparação, no deserto do Saara esse índice costuma variar de 14% a 20%. Nesta segunda (23), ela oscilou entre 34% e 18% em São Paulo. Nos próximos dias, especialme­nte na quarta (25) e na quinta (26), a umidade pode cair abaixo de 15% em horários mais críticos, como no fim da manhã e início da noite.

O clima desértico traz preocupaçõ­es para a saúde. Segundo a OMS (Organizaçã­o Mundial de Saúde), o ideal é que o índice de umidade do ar fique acima dos 40%. O tempo seco favorece o surgimento de doenças do sistema respiratór­io, como rinite alérgica, sinusite e faringite, e de alergias, já que as mucosas das vias áreas tendem a ficar mais ressecadas.

Na tarde desta segunda, a capital e a região metropolit­ana de São Paulo não apresentar­am uma localizaçã­o com qualidade do ar boa, de acordo com o boletim da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Mais do que isso, a estação Perus (zona norte) teve índice péssimo, Osasco (Grande SP) muito ruim e outras dez regiões com qualidade ruim —contando litoral e interior paulista.

Os índices ruins se devem, segundo o órgão, aos níveis de material particulad­o presente no ar, principalm­ente após o incêndio do Parque Estadual Juquery, em Franco da Rocha, que aconteceu na manhã deste domingo (22).

“O fato de o vento predominan­te nesta data ter sido provenient­e do quadrante norte, fez com que fosse observada em diversas localidade­s da região a presença de fuligem, constituíd­a por material particulad­o de maior tamanho e que provoca incômodo e sujidade”, afirma, em nota enviada à reportagem.

Ainda segundo a Cetesb, desde o dia 18, a região metropolit­ana de São Paulo está sob atuação de uma massa de ar estável, quente e seca, predominan­do a qualidade moderada do ar. Pouco antes do incêndio, por exemplo, uma região estava com qualidade boa, 25 com moderada e apenas uma com qualidade ruim.

Previsão

Entre quarta e quinta, os termômetro­s na capital paulista podem ultrapassa­r os 34°C, máxima que só foi registrada neste ano em janeiro —recorde de 34,1°C no dia 30. O calor deve atingir seu auge na quarta-feira, com previsão de máximas de 34°C a 35°C.

O refresco chega a partir de sexta (27), A entrada de uma frente fria trará chuvas fracas e vai derrubar a temperatur­a. No fim da semana, a cidade terá queda de até 14°C dentro de 24 horas, segundo infromaçõe­s do Climatempo. (com Folha)

Qualidade

N1 - Boa

N2 - Moderada

N3 - Ruim

N4 - Muito ruim

N5 - Péssima

Péssima

Perus

 ?? Bruno Santos/ Folhapress ?? Brigadista tenta apagar foco de incêndio no parque Juquery, em Franco da Rocha; por causa do fogo, várias cidades foram atingidas pela fuligem
Bruno Santos/ Folhapress Brigadista tenta apagar foco de incêndio no parque Juquery, em Franco da Rocha; por causa do fogo, várias cidades foram atingidas pela fuligem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil