Agora

Caixa começa a depositar o lucro do FGTS

Pagamento será concluído até o dia 31; é possível verificar o valor no aplicativo e site

- LUCIANA LAZARINI

A Caixa Econômica Federal começou a depositar o lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para os trabalhado­res.

Segundo o banco, o pagamento começou a ser liberado após a aprovação da distribuiç­ão de 96% do lucro pelo Conselho Curador do FGTS, na última terça (17). O dinheiro ainda não chegou a todas as contas e a Caixa informa que os depósitos serão concluídos até o dia 31.

No extrato do FGTS, o lucro aparecerá com a data de 10 de agosto em cada uma das contas. Segundo

a Caixa, o crédito foi feito com data retroativa para que fosse possível incluir os juros do mês.

Tem direito ao lucro anual o trabalhado­r que tinha saldo nas contas do FGTS em 31 de dezembro de 2020, inclusive para contas inativas.

Para fazer a consulta, o trabalhado­r deverá acessar os canais oficiais da Caixa, como o aplicativo FGTS (disponível gratuitame­nte para Android e IOS) e o site oficial do FGTS. Clientes da Caixa podem fazer a verificaçã­o pelo internet banking.

A reportagem consultou o aplicativo do FGTS nesta segunda-feira (23), mas, por conta de instabilid­ade, não foi possível verificar se o valor do lucro já estava disponível nas contas.

O trabalhado­r só poderá usar o dinheiro caso se enquadre em uma das situações previstas na legislação para o saque do FGTS, como demissão sem justa causa, aposentado­ria, término de contrato temporário, saque-aniversári­o e compra da casa própria.

No total, serão distribuíd­os R$ 8,1 bilhões do lucro líquido do fundo em 2020 para 88,6 milhões de trabalhado­res em todo o Brasil. O valor será creditado em 191,2 milhões de contas.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil