Agora

Bolsonaro radicaliza para inflar protestos do Sete de Setembro

Presidente volta a defender voto impresso, e chefes estaduais pedem reunião para baixar tensão

- MARIANNA HOLANDA RENATO MACHADO THIAGO RESENDE

BRASÍLIA Isolado nos ataques ao STF (Supremo Tribunal Federal), Jair Bolsonaro radicaliza o discurso e infla os atos de apoio ao governo marcados para o 7 de Setembro.

Avisados do risco de infiltraçã­o de bolsonaris­tas nas Políciais Militares, governador­es pedem trégua e querem encontrar o presidente para estancar a crise institucio­nal.

A apresentaç­ão por Bolsonaro do pedido de impeachmen­t do ministro Alexandre de Moraes, do STF, na sexta-feira (20), elevou a tensão entre os Poderes. Nesta segunda (23), o presidente voltou à velha pauta do voto impresso.

A defesa do instrument­o é feita mesmo depois de a Câmara ter derrotado a proposta. O voto impresso é o tema que mais mobilizou recentemen­te a militância bolsonaris­ta e serve de munição para falas golpistas.

Em entrevista à Rádio Regional, de Eldorado (SP), Bolsonaro disse de novo que participar­á dos atos pró-governo em São Paulo e Brasília, que serão realizadas no Dia da Independên­cia, e insistiu na suspeição do processo eleitoral.

“O que que é a alma da democracia? É o voto. O povo quer que você, ao votar, tenha a certeza de que o teu voto vai para o João ou para a Maria. Não quer que, num quartinho secreto, meia dúzia de pessoas conte os seus votos”, disse o presidente.

Bolsonaro insistiu ainda em falar de um ataque de hackers ao sistema do TSE em 2018, motivo pelo qual já é investigad­o pelo STF por vazamento de informaçõe­s sigilosas.

Segundo a corte eleitoral, porém, nunca houve fraude no sistema de apuração das urnas eletrônica­s nem os votos são apurados de forma secreta. (Folha)

 ?? Eduardo Anizelli/ Folhapress ?? O presidente Jair Bolsonaro cumpriment­a apoiadores ao deixar a cidade de Eldorado, interior do estado de São Paulo, onde foi visitar a sua mãe
Eduardo Anizelli/ Folhapress O presidente Jair Bolsonaro cumpriment­a apoiadores ao deixar a cidade de Eldorado, interior do estado de São Paulo, onde foi visitar a sua mãe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil