Agora

Talibã dá ultimato aos Estados Unidos

-

SÃO PAULO O Talibã afirmou que não permitirá a extensão do prazo para a retirada de forças ocidentais do Afeganistã­o, marcado para o próximo dia 31. “É uma linha vermelha”, disse o porta-voz Suhail Shaheen.

“Se EUA ou Reino Unido buscarem tempo extra para continuar a evacuação, a resposta é não. Ou haverá consequênc­ias. Se pretendem continuar a ocupação, isso vai provocar uma reação”, escreveu no Twitter.

O ultimato ocorre em meio à desesperad­a operação ocidental de retirada de cidadãos e aliados afegãos por meio do aeroporto de Cabul, local onde EUA e outros países mantêm hoje sua derradeira presença diplomátic­a no país.

O Talibã derrubou o governo de Ashraf Ghani no dia 15, após uma campanha militar avassalado­ra de duas semanas.

O grupo havia sido expulso do poder em 2001 pelos EUA, que atacaram o Afeganistã­o por ter dado abrigo à rede Al Qaeda quando os terrorista­s planejaram e executaram os atentados do 11 de Setembro.

Desde então, há uma corrida para tirar do país ocidentais e civis temerosos da volta do regime medieval do Talibã, que governou com crueldade de 1996 até 2001 e agora promete agir com moderação, embora poucos acreditem. Já foram evacuadas 37 mil pessoas, segundo os EUA.

Mas a confusão continua, ainda que não tenham ocorrido mais cenas como a invasão da pista do aeroporto, com afegãos caindo para a morte após terem se agarrado a um cargueiro americano em decolagem.

Nesta segunda (23), ao menos um militar afegão trabalhand­o com os ocidentais foi morto em um tiroteio com pessoas não identifica­das, elevando para 21 o número dos que perderam a vida na evacuação. (Folha)

Soldado afegão morre em tiroteio em torno de aeroporto de Cabul

Mulher observa casa destruída pelo terremoto em Marceline, no Haiti; uma semana após, 24 pessoas foram achadas vivas

 ?? David de La Paz - 22.ago.21/xinhua ??
David de La Paz - 22.ago.21/xinhua

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil