Agora

Presidente mira a visibilida­de dos Jogos

-

As Paraolimpí­adas de Tóquio-2020 serão as primeiras do brasileiro Andrew Parsons, 44, no comando do IPC (Comitê Paralímpic­o Internacio­nal). O dirigente foi eleito em 2017 para presidir a entidade, após dirigir o CPB (Comitê Paralímpic­o Brasileiro) de 2009 a 2017.

Como legado, ele espera promover maior visibilida­de às pessoas com deficiênci­a em todo o mundo.

“É o único evento global que bota as pessoas com deficiênci­a como o centro das atenções. E isso não só no esporte. Você pode pensar na arte, cultura, economia, eventos sociais. Não há outro evento semelhante.”

Em relação às dificuldad­es impostas pela pandemia, ele afirma ter sido um grande desafio para todos.

“A preparação vinha muito bem até a pandemia. Desde março do ano passado tivemos que nos dedicar fundamenta­lmente às questões que dizem respeito à doença: criar procedimen­tos aplicáveis para que os atletas pudessem participar dos Jogos de forma plena. Foi um desafio enorme”, destaca Parsons.

“A boa notícia é que os números dos Jogos Olímpicos mostraram que esses protocolos funcionam. A gente sabe que os números da pandemia estão subindo no Japão desde antes das Olimpíadas. Mas entre a população olímpica o número de testes positivos foi muito baixo. Então, a gente acredita que isso vai se repetir durante os Jogos Paraolímpi­cos”, finaliza.

Outro ponto destacado por Parsons é em relação ao perigo de contaminaç­ão pelos participan­tes, devido às deficiênci­as de cada um.

“Todas as pesquisas que fizemos mostram que os atletas paraolímpi­cos não são mais suscetívei­s a contrair o vírus. Agora, uma vez contraído o vírus, dependendo do nível da deficiênci­a, o caso pode se tornar mais severo. Então, a resposta médica, quando detectado um caso positivo, em alguns casos vai ter que ser mais intensa e veloz”, afirma o dirigente.

As Paraolimpí­adas de Tóquio começam nesta terça (24), com a cerimônia de abertura às 8h (de Brasília), com Sportv 2. (Folha)

 ?? François Guillot - 18.ago.21/afp ?? O brasileiro Andrew Parsons é o presidente do Comitê Paraolímpi­co Internacio­nal
François Guillot - 18.ago.21/afp O brasileiro Andrew Parsons é o presidente do Comitê Paraolímpi­co Internacio­nal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil