Agora

DESTAQUE DO DIA Após negociação na TV, acaba a greve dos ferroviári­os em SP

Paralisaçã­o de 18 horas em três linhas afetou cerca de 940 mil passageiro­s, de acordo com a CPTM

- LUCA CASTILHO

A greve dos ferroviári­os, que paralisou as linhas 11-coral, 12-safira e 13-jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolit­anos), nesta terça-feira (24), chegou ao fim no início da noite. A STM (Secretaria dos Transporte­s Metropolit­anos do Estado de São Paulo) e o Sindicato dos Trabalhado­res das Empresas Ferroviári­as da Zona Central do Brasil entraram em um acordo no final da tarde desta terça e os trens voltaram a circular.

Em negociação ao vivo mediada pelo jornalista José Luiz Datena, no programa Brasil Urgente, da Band, o secretário da pasta estadual, Alexandre Baldy, acordou com o secretário-geral do sindicato, Múcio Alexandre Bracarense, em diminuir o número de parcelas e antecipar o pagamento de valores retroativo­s, além de rever a demissão de dez funcionári­os por causa da greve.

Na proposta anterior, o governo iria pagar o retroativo em 10 parcelas a partir de fevereiro de 2022. Agora, no novo acordo, serão cinco parcelas pagas entre outubro e dezembro deste ano, e fevereiro e março de 2022.

Os trabalhado­res reivindica­vam reposição salarial referente à data-base de 1º de março dos exercícios 2020/2021 e 2021/2022.

Durante a terça, a linha 11-coral ainda teve operação parcial no trecho entre as estações Guaianases e Luz, enquanto as linhas 12-safira e 13-jade foram completame­nte paralisada­s. A determinaç­ão era de que os trabalhado­res tivessem mantido 70% do efetivo nos horários de pico —das 5h às 9h e das 17h às 20h— e 50% nos demais horários.

A paralisaçã­o afetou cerca de 940 mil passageiro­s, de acordo com a CPTM. Segundo a empresa, em média, 653 mil usuários passam diariament­e pelos trens da linha 11-coral, uma das três atingidas pela greve. Outras 271 mil pessoas usam a linha-12 safira e 14 mil, a 13-jade.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? Movimentaç­ão de passageiro­s na plataforma da CPTM na estação Guaianases, na zona leste de São Paulo; greve dos ferroviári­os afetou cerca de 940 mil pessoas, de acordo com a companhia estadual
Rivaldo Gomes/folhapress Movimentaç­ão de passageiro­s na plataforma da CPTM na estação Guaianases, na zona leste de São Paulo; greve dos ferroviári­os afetou cerca de 940 mil pessoas, de acordo com a companhia estadual

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil