Agora

Monotrilho da estação da CPTM até Cumbica fica para 2024 271,7 mi

-

A ligação por trilhos entre a região central de São Paulo e o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, deve ficar pronta apenas em 2024.

Quem precisa fazer o trajeto entre Cumbica e a estação da Luz conta hoje com o expresso da linha 13-jade. O problema é que os terminais ficam distante da estação Aeroporto da CPTM, o que obriga os usuários a pegarem um dos ônibus gratuitos cedidos pela concession­ária GRU Airport.

Entre outros motivos, o trem não chegou até hoje ao aeroporto porque, assim que assumiu a concessão, a GRU Airport disse que construiri­a um hotel ou shopping em parte do terreno, o que inviabiliz­aria a estação dentro do aeroporto. Como compensaçã­o, disse que ofereceria um transporte alternativ­o entre a linha da CPTM e os terminais --os atuais ônibus gratuitos.

O Ministério da Infraestru­tura estima que será possível assinar em setembro o contrato para a construção de uma espécie de monotrilho compacto que fará a conexão —o People Mover. A previsão é de que as obras comecem em janeiro e durem 24 meses.

Sem a ligação por trilhos e em meio à crise no turismo provocada pela Covid-19, a estação Aeroporto segue subutiliza­da. Antes da pandemia, em dezembro de 2019, 214 mil passageiro­s embarcaram na linha 13-jade por lá. Em julho deste ano, foram 170 mil.

O Ministério da Infraestru­tura afirma que o governo federal, por meio da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), prepara termo aditivo ao contrato de concessão. “Por esse instrument­o, será incluída a obrigação de a concession­ária construir e operar o People

Mover (APM).”

Segundo a pasta, será o primeiro investimen­to obrigatóri­o previsto em contrato de concessão no setor aeroportuá­rio por meio de aditivo contratual. “As obras devem durar 24 meses, e o APM entrará em operação assim que o serviço for concluído”, afirma.

O investimen­to previsto é de R$ 271,7 milhões, informou o ministério. (Folha)

de reais é a previsão de investimen­to na obra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil