Agora

Número de faltosos da 2ª dose chega a 1,27 milhão no estado

-

Balanço divulgado nesta terça-feira (24) pelo governo estadual indica que mais do que dobrou a quantidade de pessoas que deixaram de tomar segunda dose da vacina contra a Covid-19 dentro do prazo estipulado.

Atualmente são 1,27 milhão de faltosos, número 153% superior aos 501,6 mil que não haviam tomado a segunda dose dentro do prazo no dia 25 de maio,.

Devido a isso, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo alerta para que as pessoas procurem as unidades de saúde para tomar a segunda dose da vacina.

Quase metade (48,9%) de todos aqueles que deixaram de tomar a segunda dose residem na região metropolit­ana de São Paulo, 622,3 mil pessoas. O número equivale a 9,2% do total de segundas doses enviadas.

Quanto a análise é proporcion­al, quem assume a ponta é Sorocaba (87 km de São Paulo), já que na região 16,4% do total de pessoas que já receberam a primeira dose não apareceram para tomar a dose de reforço.

A maior parte dos faltosos, 56,3% do total, ou 715 mil pessoas, são aquelas que tomaram a primeira dose da vacina do Butantan/coronavac e não apareceram dentro do prazo. Outros 511 mil (40,2%) são os que foram vacinados com o imunizante da Fiocruz/astrazenec­a/oxford, e 47,7 mil (3,75%) de Pfizer.

“Esse número [de faltosos] é impression­ante. Isso sem falar na delta, variante que é muito transmissí­vel e tem a possibilid­ade de se tornar a dominante no país”, diz a médica Mônica Levi, diretora da SBIM (Sociedade Brasileira de Imunizaçõe­s).

“A cobertura de uma só dose é baixa”, completa. (CF)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil